O Chile ultrapassou Israel e é neste momento o líder mundial na vacinação contra a Covid-19. Pelo menos é o que dizem os dados oficiais. Essa é uma conta relativa que considera o tamanho da população e o percentual de pessoas que já receberam o imunizante.
De acordo com os dados oficiais, o Chile já vacinou 4,618 milhões de habitantes. Isso significa algo em torno de 24% da população do país. E a tendência é que eles atinjam os 5 milhões já na próxima segunda-feira (15). No ritmo atual, é provável que consigam.
Para chegar nesse nível, o Brasil teria que estar vacinando cerca de 2,2 milhões de pessoas por dia. Mas isso está muito longe de ser a realidade por aqui. Desde o início da vacinação no Brasil, o país ainda não chegou na marca das 10 milhões de pessoas.
E a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou por aqui ainda no último dia 17 de janeiro. Então dá para dizer que a situação por aqui vai andando muito mais lentamente do que se vê no Chile. Pelo menos até agora.
Vacinação no Chile
Mas apesar disso, o Chile decidiu entrar em lockdown mais uma vez. Não será o país todo, mas vai ser a grande parte. De acordo com os dados do Governo do país, 17 dos 19 milhões de habitantes entrarão nesse lockdown já neste final de semana. Isso inclui todos os habitantes da capital, Santiago.
De acordo com especialistas, isso acontece porque as pessoas costumam relaxar assim que tomam a vacina. Mesmo os jovens costumam perder o medo assim que sabem que os seus pais ou avós se vacinaram. Por isso o país entrou em lockdown de novo.
Os especialistas dizem ainda que é provável que esse fenômeno aconteça no Brasil também. Isso porque as pessoas acabam perdendo o medo com o tempo. Seja como for, antes de se preocupar com isso, o Brasil tem outra preocupação: acelerar a vacinação.
Leia Mais: Chile ganha destaque por velocidade em vacinação contra Covid-19