Não é de hoje que o chiclete é considerado o vilão dos dentes, afinal, toda criança já ouviu que o hábito é responsável por ocasionar dores e até cáries.
Apesar do ato de mascar chicletes com açúcar poder sim, remover o cálcio dos dentes ocasionando problemas como a cárie, vale alertar que as novas variedades sem açúcar podem ser até benéficas para a saúde bucal.
Vale lembrar, que muitos indivíduos sofrem de problemas como infecções nas glândulas salivares, Xerostomia, problemas na tireoide, uso de determinados medicamentos e outras doenças autoimunes, que diminuem a produção de saliva. A saliva é extremamente importante para a proteção dos dentes, visto que ela ajuda a neutralizar o processo de desmineralização dos dentes, que ocorre ao consumirmos alimentos e bebidas ácidos.
Para garantir uma produção adequada de saliva e evitar processos como o de erosão dental, os chicletes sem açúcar podem ser grandes aliados, já que estimulam a formação da saliva.
Além desses artifícios, há ainda uma opção bem natural, os cristais de gengibre, que possuem função semelhante, sem causar danos à saúde bucal.
Benefícios do chiclete sem açúcar para os dentes
- Estimula as glândulas salivares na produção de saliva, que protege contra a desmineralização dos dentes;
- Ajuda na limpeza superficial dos resíduos de alimentos que ficam nos dentes;
- Dilui ácidos produzidos pelas bactérias da boca;
- Ajuda a purificar o hálito.
Apesar de todos esses benefícios, vale ressaltar que o consumo de água tem o mesmo feito, além de ser mais saudável, portanto, o chiclete sem açúcar pode ser um recurso quebra-galho para aqueles momentos fora de casa.
Além disso, nada como manter a escovação e aplicação de fio para garantir a limpeza e principalmente, saúde dos dentes.
Diferença entre o chiclete com açúcar e o sem açúcar
Apesar de ser denominado como sem açúcar, esses chicletes considerados saudáveis trazem um gostinho adocicado, que garantem ser tão saborosos, quanto às versões açucaradas.
A diferença está entre o tipo de produto usado para garantir esse sabor especial.
As versões sem açúcar utilizam o xilitol, que apesar de bem docinho, não faz mal a saúde dos dentes. Isso porque, as bactérias presentes na boca não conseguem fermentá-lo, o que impede a formação de cáries.
Diante disto, para quem curte mascar um chicletinho de vez em quando, nada melhor do que optar pelas versões sem açúcar, que não perdem no sabor, além de não causar danos à saúde bucal.
Veja mais: Isotônicos X Saúde bucal: Consumo excessivo da bebida pode levar a erosão dos dentes