A General Motors (Chevrolet) liderou mais uma vez a participação no mercado automotivo brasileiro em 2020. A saber, este é o quinto ano seguido que a marca encerra o ano em primeiro lugar. Em resumo, no ano de 2016, a GM conseguiu superar a Fiat e assumiu a liderança, permanecendo no topo até o momento. Aliás, os dados fazem parte do levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), cuja divulgação aconteceu nesta terça-feira, dia 5.
O top três continuou o mesmo do ano passado: Volkswagen em segundo lugar e Fiat em terceiro. Vamos aos detalhes: em 2019, a Chevrolet, que é uma fabricante de veículos motorizados e que pertence à GM, respondeu por 17,89% da participação de mercado. Já em 2020, a parcela abarcada ficou em 17,35%. Ao mesmo tempo, a Volkswagen passou de 15,59%, em 2019, para 16,80%, no ano passado. E a Fiat, que liderou o ranking pela última vez em 2015, subiu de 13,77% para 16,50% entre os anos de 2019 e 2020.
Hyundai surpreende e sobe três posições
No pódio não houve mudanças, mas, logo abaixo, aconteceu uma troca importante de lugares. A fabricante coreana Hyundai surpreendeu em 2020 e subiu três posições no ranking, passando do sétimo para o quarto lugar. E isso aconteceu pelo avanço na participação de mercado, que cresceu de 7,81%, em 2019, para 8,58%, em 2020.
A principal razão para essa disparada, na verdade, foi a queda na participação de vendas de outras três fabricantes: Renault (4º), Ford (5º) e Toyota (6º). Em suma, a empresa francesa, que ficou em quarto lugar em 2019, respondendo por 9,00% da participação de mercado, perdeu espaço e caiu para o sétimo lugar (6,75%) em 2020. Da mesma forma, a Ford (8,22% para 7,14%) e a Toyota (8,11% para 7,07%) também tiveram queda em suas vendas. Contudo, as retrações foram menos expressivas que a sofrida pela Renault. Por isso, a fabricante francesa perdeu tantas posições.
Em síntese, há três grupos bem definidos. O primeiro é formado por Chevrolet, Volkswagen e Fiat, que respondem por mais da metade da participação de mercado. O segundo traz Renault, Ford, Toyota e Hyundai, que ficam bem próximas entre si, mas ainda distantes do pódio. E o terceiro é composto por Jeep, Honda e Nissan, que completam o top dez das maiores fabricantes do Brasil. Nesse caso, vale ressaltar a alta da Jeep (4,87% para 5,65%), que se descola um pouco do último pelotão e fica mais próxima do intermediário. Honda e Nissan tiveram decréscimo em suas participações em 2020.
LEIA MAIS
Chevrolet Onix lidera pelo 6º ano seguido as vendas de carros novos no país
Venda de veículos automotores cresce pelo oitavo mês seguido, diz Fenabrave