O Pix se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Segundo o Banco Central, só no mês de julho, recordes vêm sendo estabelecidos com a ferramenta, como, por exemplo, a criação de chaves aleatórias. Em julho de 2021, havia 85.735.490 pessoas utilizando as chaves, em 2023, este número aumentou para 123.836.099, ou seja, um crescimento de 44%. Vale destacar que o grande aumento foi das chaves aleatórias, que, durante 2021, tinham um número de combinações de letras e números 95.352.247 e atualmente são 275.582.545, crescimento de 189%.
Evolução do Pix
O atual método de pagamento no Brasil é o mais popular. No início de julho, o PIX estabeleceu novos recordes, com um número de operações que alcançou mais de 128 milhões. Em 2022, o PIX teve 24 bilhões de operações, com uma média diária de 66 milhões de débitos, acima dos todos os tipos de transações, seja por meio de cartões de crédito, débito, DOCs, TEDs e cheques. Na distribuição do Pix por região de transações liquidadas, o Sudeste liderou totalizando 42,29%, já o Nordeste com 26,72%, seguido do Sul (12,38%), Norte (9,97%) e Centro-oeste (8,65%).
Impacto nas maquininhas
Apesar da popularização do Pix, as maquininhas têm ganhado espaço no mercado brasileiro por oferecerem uma solução fácil e segura para as transações com cartão de crédito e débito. Além disso, a popularização das compras on-line mantêm as maquininhas em alta, tornando-se essenciais para muitos negócios e empreendedores individuais que precisam de uma forma prática e segura para realizar transações financeiras. Do ponto de vista tecnológico, as empresas que oferecem serviços de maquininhas investem em melhorias constantes em suas tecnologias, incluindo integração com aplicativos de gestão financeira, facilidades para o uso de diferentes tipos de cartões, e suporte para diferentes tipos de pagamento.
Chegada do PIX automático
Com previsão de lançamento para 2024, o BC divulgou recentemente o PIX automático. O novo recurso oferece um sistema de pagamento recorrente aprimorado que é mais barato, por isso ele tem um alto potencial nos setores de crédito, serviços de assinatura e débito automático, uma vez que as pessoas podem realizar pagamentos de contas ordinárias e despesas mensais através da tecnologia. Assim, a nova facilidade do PIX automático será facilidade de ter acesso a créditos, pela possibilidade de parcelamento em algumas circunstâncias, bem como a simplificação da adesão.
Cuidados com os golpes
Tecnologias financeiras como o Pix otimizam o tempo dos usuários, conteúdos estão mais propensos a golpes. Por essa razão é fundamental entender como funciona a ferramenta e suas medidas de segurança. A fim de proteger os consumidores, o BC lançará a partir de novembro novas mudanças no meio de pagamento. As mudanças irão melhorar dois quesitos que já existiam: a capacidade de notificação de crimes e a possibilidade de consultar informações relacionadas às chaves Pix.
Em suma, o denominado Mecanismo Especial de Devolução (Med) pode ser acionado pelas instituições financeiras e pelo usuário final caso haja suspeitas de fraude ou golpe envolvendo o Pix.