A busca por alternativas que auxiliam no processo de emagrecimento está crescendo em um ritmo estupendo no país, principalmente após o estilo de vida fitness ter se tornado uma tendência entre a população. Com isso, os produtos naturais entraram em cena com força e aparentemente chegaram para ficar. Afinal, eles são realmente uma excelente opção para a manutenção de uma vida mais saudável. Nesse contexto, então, é possível fazer um chá poderoso para tirar a fome e ajudar na perda de peso corporal. Confira aqui no Brasil 123.
No entanto, um ponto importante da bebida é o nível de consumo, pois a máxima “tudo em excesso faz mal” é válida em praticamente todas as situações. O ideal é consumi-la 2 vezes ao dia, sem interromper a ingestão normal de água, pois a substituição de um líquido pelo outro pode acarretar danos irreversíveis nos rins e no fígado.
Chá de mulungu
O mulungu é uma erva de origem brasileira que é cultivada predominantemente na região central do país, como nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, e pode ser conhecida também como corticeira, canivete ou bico de papagaio. O seu segredo está na sua riqueza em flavonóides, triterpenos e alcalóides, que são substâncias que estimulam a produção de leptina no organismo. Leptina é o hormônio responsável pelo aumento da sensação de saciedade.
Desse modo, essa planta permite fazer um chá poderoso para tirar a fome e inibir o apetite e possui um modo de preparo bem simples: primeiramente, é preciso adicionar 240ml de água em uma panela, acrescentar 4 gramas das cascas do mulungu e depois levar o fogo baixo. Em seguida, quando a água já estiver fervendo, é necessário desligar o fogo e deixar a solução em infusão por 15 minutos. Posteriormente, basta coar o chá e tomar morno, de preferência sem açúcar.
Mas como os chás inibem realmente o apetite?
Além do mecanismo da leptina, os chás inibidores do apetite possuem outras maneiras de agir em prol desse fim. A outra forma mais comum é a saciedade induzida pela riqueza em fibras que alguns desses líquidos naturais possuem, como o chá de maçã. Além disso, há também o estímulo da pectina, que é um hormônio que auxilia na diminuição da sensação de apetência.
Assim, esses chás poderosos utilizados para tirar a fome normalmente têm propriedades hormonais que terminam por controlar o apetite.
Algumas delas também ajudam na queima de gordura, na redução dos níveis de açúcar do sangue e inibição da grelina, que é o agente responsável por proporcionar a sensação de fome.
Dentre outros benefícios desse tipo de chá, se incluem: baixos níveis calóricos, servindo como substitutos de líquidos com alto teor de açúcar; efeitos diuréticos, que podem auxiliar na eliminação do excesso de líquidos presentes no corpo; aumento energético, ou seja, melhora da disposição corporal, o que pode ajudar a melhorar o metabolismo, que é um ponto importantíssimo no processo de emagrecimento; efeitos antioxidantes, além de ações anti-inflamatórias e de redução dos níveis de colesterol.