Quem é amante de feijoada certamente já consumiu um bom prato acompanhado por folhas de louro. Porém, você sabe quais são os benefícios dessa planta? Veja aqui no Brasil 123, os benefícios e usos do chá de louro.
O louro é um tipo de planta medicinal. As pessoas costumam utilizar essa planta na culinária para configurar sabor e aroma aos pratos, porém, ela também apresenta propriedades medicinais. Por esse motivo, o chá de louro tem sido utilizado para tratar problemas no sistema digestivo, infecções, estresse, ansiedade, dentre outros.
Elas podem ser adquiridas facilmente em mercados, feiras ou em lojas que comercializam produtos naturais, na forma fresca ou desidratada. Vale ressaltar ainda que as folhas de louro possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e digestivas.
Chá de louro: benefícios e usos
O chá da folha de louro é rico em potássio, magnésio, além de vitaminas, como a B6, B9 e C. Como dito anteriormente, ele também auxilia na diurese, reumatismo, inflamação e contribui para o bom funcionamento do intestino. Mas os benefícios não param por aí. O chá de louro também possui ação antifúngica, estimulante e expectorante.
Além disso, o chá de louro pode tratar fígado inflamado, cólicas menstruais, pele infeccionada, cefaleia, articulações dolorosas, flatulências em excesso, reumatismo, artrite reumatoide, além de atuar como calmante e auxiliar contra o estresse e a ansiedade.
Se você possui diabetes, o chá de louro também pode ser um grande aliado, uma vez que suas folhas podem regular os níveis sanguíneos de açúcar.
No caso das dermatites o louro também pode ser eficiente. Porém, nesses casos sua utilização deve ser tópica. Mas é importante que essa utilização seja orientada pelo médico, pois pode provocar alergia.
Saiba como preparar o chá
Caso você esteja com algum dos problemas citados anteriormente, preparar um chá de louro pode ser uma excelente opção. Então, em casos de estresse e ansiedade, bem como na presença de problemas intestinais, aposte nessa receita.
Veja como fazer:
Primeiramente, você vai precisar de uma folha de louro seca e uma xícara de água fervente. Para preparar é muito simples, assim que você reservar a água fervente, basta acrescentar a folha de louro e deixá-la repousar por aproximadamente 12 minutos. Vale ressaltar que isso deve ser feito fora do fogo. Feito isso, basta coar o chá e beber por cerca de 3 vezes por dia.
Efeitos colaterais do chá de louro
É preciso tomar atenção com a ingestão de folhas de louro em grandes quantidades. Em primeiro lugar, essa planta possui propriedades calmantes, logo, realizar a ingestão de grande quantidade pode levar o indivíduo a um quadro de sonolência.
Além disso, consumir chá de louro de forma excessiva pode provocar diarreia, cólicas ou dor de cabeça. Como o chá de louro pode reduzir os níveis sanguíneos de açúcar, consumi-lo de forma exagerada pode causar hipoglicemia. Portanto, lembre-se: nada de ingerir chá de louro em excesso.
Vale ressaltar também que mulheres grávidas, lactantes e crianças não devem realizar o consumo desse chá.