O chá de losna é uma bebida de origem grega que passou a ser consumida como uma consagração para a Deusa Ártemis, representante da caça, da castidade e dos partos no período antigo, e, por isso, o líquido também é conhecido como derivado da planta Artemísia. Saiba mais sobre essa bebida aqui no Brasil 123.
O preparo, geralmente, é bem fácil e simples, seguindo as receitas comuns de se utilizar apenas a erva e a água, preservando os seus maiores benefícios. É importante que não se beba com muita frequência, afinal, tudo em excesso faz mal, além de não ser recomendado para crianças e gestantes dado os seus possíveis efeitos colaterais.
Confira os maiores benefícios do chá de losna
Nesse contexto, os principais compostos que conferem as vantagens da bebida são: óleos essenciais, absintina, nitratos e resinas. Todos eles estimulam a produção de ácido clorídrico e melhoram o funcionamento digestivo, que se agrega aos seus outros efeitos.
Sendo assim, os maiores benefícios do chá de losna estão relacionados com o trato gastrointestinal e seus anexos. O seu destaque relaciona-se ao auxílio de importantes doenças inflamatórias e resultantes de proliferação de microrganismos nocivos ao corpo.
Doença de Chron
Juntamente com a retocolite ulcerativa, a doença de Chron é uma representante entre as principais inflamações que ocorrem em todo o intestino. Obviamente, o seu uso deve ser associado a um tratamento médico especializado e com as devidas orientações.
Via de regra, no entanto, ingerir o líquido durante 6 a 10 semanas já é comprovadamente eficaz e serve para amenizar os sintomas mais agudos, como a dor e o desconforto abdominal. A consequência final é a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Infecção por vermes
Além do mais, outro exemplo dentre os maiores benefícios do chá de losna é a sua ação vermífuga, eliminando os nematelmintos responsáveis pelos danos internos. É importante ressaltar que a bebida não serve como fator preventivo.
Logo, o seu uso é sintomático, sendo útil para aliviar dores, principalmente. No entanto, os estudos sobre essas vantagens ainda estão em andamento, contando ainda mais com a necessidade de consultar um profissional de saúde.
Falta de apetite
Ainda, para aquelas pessoas que sentem pouca vontade de comer, a Amarílis é uma excelente opção para aumentar o apetite. Isso porque as suas substâncias estimulam diretamente a produção de grelina, o hormônio responsável pela sensação de fome.
Assim, essa finalidade é um dos maiores benefícios do chá de losna, sendo recomendado até mesmo para pacientes com transtornos alimentares. Ademais, o acompanhamento sintomático deve ser regulado por um nutricionista.
Indigestão
Por fim, temos um efeito devidamente comprovado e muito aproveitado em países europeus, sendo, inclusive, uma tradição na cultura de muitos povos do continente. Por isso, você pode usá-lo sem medo, caso a indigestão apareça.
Esse resultado, então, ocorre exatamente por conta do potencial do chá de losna de estimular a produção do suco gástrico, além de melhorar a qualidade desse ácido. E o motivo é a sua riqueza de óleos voláteis e absitina, principalmente.