Você sabe para que o chá de hibisco serve? É bom ou ruim consumir esse chá? Como consumi-lo? A fim de responder a essas perguntas, hoje, nós do Brasil123, vamos apontar os benefícios do chá de hibisco para o organismo e suas principais indicações. Confira todas as nossas dicas e não erre na hora de utilizá-lo.
O que é o hibisco e quais os seus nutrientes
O hibisco, também chamado de Hibiscus sabdariffa, possui nutrientes muito importantes para o nosso organismo. Entre eles estão: vitaminas A, complexo B e C. Além disso, o hibisco possui minerais como: ferro, cálcio, potássio e fibras, como flavonoides e ácidos orgânicos e antioxidantes.
Benefícios e malefícios do uso do chá de Hibisco
Essa bebida pode ser incrivelmente benéfica ao seu organismo. Sendo assim, dentre os benefícios do uso do chá de hibisco, tem-se:
- Contribui para a diminuição da pressão arterial.
- Contribui para a diminuição do colesterol ruim do corpo e aumento do colesterol bom.
- Desintoxica o fígado, fazendo com que ele funcione de forma mais eficaz.
- Combate os resfriados e aumenta a imunidade do corpo.
- Combate o envelhecimento da pele.
- Alivia cólicas menstruais.
- Alivia dores no estômago.
- Contribui com o emagrecimento, já que ajuda a eliminar líquidos do corpo. Os flavonoides e as antocianinas ajudam a quebrar as células de gordura.
- Auxiliam no tratamento e na prevenção do câncer a partir de suas propriedades antioxidantes.
Contraindicações
No entanto, existem contraindicações e efeitos colaterais já estudados para o uso do chá de hibisco. Entre as principais contraindicações, tem-se:
- Gestantes e lactentes: por alterar o sistema hormonal e possuir ação sobre a musculatura do útero, o consumo excessivo pode levar a abortos espontâneos. Desse modo, não recomenda-se, na amamentação, o uso do chá. Isto é, uma vez que não existem ainda estudos de toxicidade e dosagem segura para o seu consumo.
- Pessoas com pressão baixa: pela ação diurética, pode causar quedas bruscas da pressão arterial. Então, recomenda-se cautela na utilização do chá.
- Pessoas com pressão alta: normalmente, pessoas com pressão alta já utilizam medicamentos para regular a pressão. Ainda, não existem estudos sobre a interação entre o medicamento e o chá. Por isso, recomenda-se cautela no uso concomitante de medicamento para pressão alta e o chá de hibisco.
Efeitos colaterais
Também é importante conhecer os efeitos colaterais da bebida e tê-los em mente durante o tempo de consumo. Para isso, apresentamos então os principais efeitos colaterais causados pelo uso do chá:
- Aumento do risco de infertilidade: o consumo do chá, em grandes quantidades e de forma contínua, pode interferir nos níveis de estrogênio, inibindo a ovulação.
- Causar mal-estar: se consumido em grande quantidade e de forma contínua, pode levar à desidratação, causando sintomas como: tontura, sensação de fraqueza e desmaios.
Tome o chá de hibisco como todos os outros, ou seja, com moderação! Portanto, considerando os seus benefícios, ele é muito bom para o organismo. Por fim, você pode encontrar o hibisco em supermercados e feiras, além de lojas que vendem produtos naturais.