Vamos falar do velho e conhecido chá de carqueja. Ele é muito usado para ajudar nas funções digestivas e anti-inflamatórias de nosso organismo e suas inúmeras funções atuantes no corpo. Então, hoje, o Brasil123 vai te passar quais são os principais usos desse chá poderoso e que pode auxiliar na sua saúde. Confira agora.
O uso do chá de carqueja
Utiliza-se o chá de carqueja, desde muito tempo, para auxiliar na função digestiva. É usado para aliviar e cessar as dores estomacais causadas por algum tipo de alimento ingerido e que seu organismo não conseguiu digerir.
Assim, o chá de carqueja modula a secreção ácida de seu estômago por ser muito rico em terpenos e produtos fenólicos. Além disso, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, que age diretamente na proteção gástrica do seu estômago.
Ainda, tem ação cicatrizante, é um cicatrizante de úlceras estomacais. A carqueja também é excelente para pessoas que têm quadro de diabetes, pois regula a produção de açúcar no sangue, mantendo a glicemia estabilizada.
Atuação da carqueja no sangue
A carqueja atua no sangue melhorando a pressão arterial, fazendo com que suas artérias fiquem livres de obstáculos que causam as disfunções arteriais. Ela faz com que o sangue flua normalmente de forma a deixar sua pressão estabilizada.
Cuidados quanto ao uso do chá de carqueja
Cuidado quando for usar esse chá. Se você é usuário de remédios para controle da pressão arterial e de glicemia, saiba que a carqueja atua como diurético e, com isso, ela diminui a pressão e a glicemia.
Além disso, a carqueja limpa o organismo, expelindo as toxinas pela urina e você pode ficar um pouco sonolento. Então, se você é usuário de tais medicamentos, é melhor consultar seu médico antes de tomar o chá de carqueja.
A carqueja também é um tremendo exterminador de radicais livres, atuando no organismo de forma a equilibrar as funções macrobióticas do corpo. A carqueja também é excelente e eficaz como anti-inflamatório, como dito anteriormente. Ela ajuda muito a diminuir as dores articulares e musculares.
Atenção: mulheres grávidas e crianças menores de 5 anos não devem consumir o chá de carqueja.
Modo do preparo do chá de carqueja
Para fazer o chá de carqueja, você deve colocar, em uma xícara, água fervida. Em seguida, acrescente 1 colher de sobremesa de carqueja desidratada, comprada em casas de produtos naturais.
Feito isso, abafe por alguns minutos, depois coe o seu chá e ele estará pronto para o consumo. Deve-se consumir, no máximo, de 200 ml desse chá por dia.
Então, agora você já sabe como fazer chá de carqueja. Além disso, descobriu quais são os seus principais usos, então aproveite e deixe sua saúde em dia!