Muito usado em algumas situações para tratar doenças, o tão conhecido chá de boldo possui propriedades digestivas, hepáticas, diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Porém, saiba que, em alguns casos, você não deverá consumir essa planta milagrosa, pois ela pode causar irritação gástrica e problemas na gestação. Dito isso, você irá conferir agora, aqui, no Brasil 123, quando você pode ou não utilizá-la.
Saiba mais sobre o chá de boldo
Saiba, antes de tudo, que o boldo é uma planta muito popular, principalmente no Brasil, onde é conhecido por ser uma erva medicinal. No país, existem duas variações dele: o Boldo do Chile, que é cultivado no Chile, e aquele plantado no Brasil, que é chamado de Boldo Brasileiro.
Cultiva-se esse chá por todo o território brasileiro, ao contrário do chileno, encontrado em lojas de produtos naturais. Do mesmo modo que ele pode ser plantado e colhido em jardins, é possível encontrá-lo como folhas secas ou aqueles sachês de chá no supermercado.
Benefícios do Chá de Boldo
O boldo tem muitas propriedades, que podem tratar vários problemas de saúde. Entre eles, está a má digestão, ao mesmo tempo em que também combate os gases. Da mesma forma, ele consegue tratar outros problemas, como: hepáticos, gota, prisão de ventre, dor de cabeça, pedra na vesícula e a cistite. Esses são os principais problemas que ele consegue tratar. Da mesma forma, o chá é desintoxicante e diurético, por isso, recomenda-se esse chá para quem quer se livrar das toxinas do corpo e também do excesso de líquido do seu organismo.
Como preparar e usar o chá de boldo
Agora, vejamos o que é necessário para a preparação do chá, que é realmente fácil. Primeiro, você precisa comprar folhas secas de boldo, encontradas em mercados naturais e também em lojas de ervas. Em seguida, ferva a água e, logo depois, adicione as folhas do chá. Não há uma quantidade exata para utilizar.
No entanto, se quiser, use uma colher de chá, com as folhas secas, dentro de 200 ml de água. Coloque a água e as folhas no fogo, até chegar à fervura, depois, retire a água e deixe o chá descansar por um tempo. Em seguida, é só coar o seu chá e tomar. Tome esse chá umas 2 vezes ao dia, antes do almoço ou da janta.
Contraindicação
Infelizmente, como qualquer outra erva, ela tem suas contraindicações. Assim, observe-as com cuidado e não consuma o boldo, por exemplo, caso estiver grávida. Isso porque esse chá pode resultar em um aborto ou outros problemas relacionados à gestação.
Do mesmo modo, recomenda-se não consumir o boldo em casos de vias biliares inflamadas ou obstruídas, o que pode estar relacionado a doenças, como hepatite aguda ou a pancreatite. Nesses casos, evite o chá de boldo, por ele fazer mal ao organismo.
Agora que você sabe como usar o chá de boldo e todos os benefícios que o cercam, é hora de ter sempre a planta pertinho de você, para poder usar de suas folhas quando precisar.