O mercado financeiro tem diversas certificações para formas diferentes profissionais. Dentre as provas mais difíceis está o CGA (Certificado de Gestores Anbima), que forma profissionais para gerir valores e carteiras de terceiros. Eles podem gerir fundos de investimentos, mas também podem operar carteiras individuais ou, ainda, clubes de investimentos.
Apesar disso, a prova pode ser bastante complicada e, de fato, a taxa de aprovação é bastante baixa. Por outro lado, para os aprovados o mercado é extenso e apresenta excelentes remunerações, sendo uma das profissões mais bem pagas do mercado financeiro.
O que faz um gestor de investimentos?
Um gestor de investimentos é responsável por diversas operações dentro dos fundos e se destaca bastante quando os resultados são bons. No Brasil, temos alguns gestores muitos famosos e que são reconhecidos no mundo todo, como Luis Stuhlberger, gestor e CEO da Verde Asset.
No dia a dia, o gestor é responsável por estudar os números da economia e fazer alocações em fundos de investimentos de acordo com suas próprias análises. Além disso, o gestor também pode fazer alterações em carteiras individuais de investimentos, além de poder discutir a alocação em clubes de investimentos diretamente com os investidores. Com isso, o gestor de investimentos aprovado no CGA tem a responsabilidade de escolher as ações, os fundos de investimentos e os produtos de renda fixa que melhor se encaixam para seus respectivos clientes.
Apesar disso, não é qualquer pessoa que pode atuar como um gestor de investimentos. Ainda, nem todo mundo pode fazer a prova para o CGA. Isso porque é preciso atender a alguns requisitos, além de ter uma prova anterior à prova do CGA para poder se tornar um gestor de investimentos.
O que é preciso para tirar o CGA?
A prova do CGA é uma das mais complexas e difíceis do mercado financeiro. Nos últimos anos, a taxa de aprovação ficou em 56%, o que representa que boa parte dos candidatos não passa na prova. Por isso, para quem deseja ser um gestor de investimentos, a rotina exige muita dedicação.
Para fazer a prova do CGA o aluno precisa, primeiro, fazer a prova do CFG (Certificado de Fundamentos em Gestão). Essa prova é necessária para que você possa dar opiniões válidas sobre o mercado financeiro. Após tirar essa prova, o aluno poderá se candidatar para fazer a prova do CGA.
Para fazer o CGA, diferentemente de outras provas, não é preciso ter ensino superior e não precisa nenhum requisito mínimo. Para ser um gestor de investimentos, é preciso apenas ser maior de 18 anos e ter os conhecimentos de mercado exigidos pelo mercado.
Depois de estar certificado, o aluno pode buscar empregos em gestoras de fundos de investimentos, além de trabalhar em corretoras de investimentos ou bancos. Ainda, é possível abrir a sua própria consultoria financeira e dar suporte individualizado a seus clientes. Caso os seus resultados sejam acima da média do mercado, provavelmente o gestor se destacará entre os grandes nomes do mercado financeiro.