A cetoacidose diabética (CAD) acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue encontram-se muito altos. Esse quadro clínico pode ser a primeira manifestação da diabetes mellitus tipo 1 (DM1).
A insulina permite que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células do corpo e gere energia, mas quando há falta dela, muito açúcar fica acumulado no sangue e as células sofrem com a falta de energia.
Por isso, para evitar que as células parem de funcionar, o organismo usa a gordura como energia. Então, nesse processo formam-se os corpos cetônicos, que em excesso são tóxicos, causando a cetoacidose diabética.
Em termos mais técnicos, cetoacidose diabética é uma complicação metabólica aguda do diabetes caracterizada por hiperglicemia, hipercetonemia e acidose metabólica. A hiperglicemia causa diurese osmótica com perda significativa de líquidos e eletrólitos.
Sintomas da cetoacidose diabética
- Sede excessiva
- Boca seca
- Náuseas e vômitos
- Dificuldade em respirar
- Dor abdominal
- Hálito cetônico (como de “maçã apodrecendo”)
Diagnóstico e prevenção
Nesse sentido, além da avaliação clínica considerando os sinais e sintomas da doença, exames laboratoriais de sangue e de urina ajudam a confirmar o diagnóstico da doença. Algumas medidas simples permitem prevenir as crises de cetoacidose diabética. Entre elas destacam-se:
- Informar-se sobre os sintomas da cetoacidose para reconhecê-los precocemente;
- Tomar rigorosamente as doses de medicamentos prescritas pelo médico;
- Controlar os níveis de glicemia no sangue e os corpos cetônicos (cetonúria) na urina, mesmo em casa, utilizando fitas desenvolvidas para esse fim;
- Procurar assistência médica, quando as taxas estiverem elevadas ou nos quadros infecciosos e febris.
Caso suspeitar de cetoacidose diabética, procure atendimento de emergência para realização de exame clínico e exames complementares de sangue e urina, para que seja feito o diagnóstico.
Sobretudo, veja também: remédio natural para diabetes: 3 dicas que funcionam
Por fim, gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos e familiares!