Para quem não tem os comprovantes das últimas votações, saiba que existe uma alternativa simples e rápida para obter um documento que vai te ajudar: a certidão de quitação eleitoral.
A certidão pode ser emitida pela internet, e o melhor de tudo, de forma gratuita.
Continue a leitura para ter as orientações, e tenha o seu documento em mãos!
Certidão de quitação eleitoral
De forma prática, a certidão é o documento que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral. Ele pode ser obtido no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para tanto, acesse a opção “Eleitor e eleições” no menu superior, escolha “Certidões” e depois, a opção “Quitação eleitoral”. Para facilitar a sua vida, clique diretamente neste link para ter o formulário apresentado na sua tela.
Dessa forma, é preciso apenas preencher os dados pessoais, tais como nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai. Quando finalizar o preenchimento, clique em “Emitir” e a certidão será gerada de forma gratuita.
Por fim, é importante mencionar que os dados informados devem ser os mesmos registrados no cadastro eleitoral.
Dívidas eleitorais
Saiba que sem a certidão de quitação eleitoral, isto é, sem estar em dia com a Justiça Eleitoral, o eleitor fica impedido de:
- Inscrever-se em concurso público e investir-se ou empossar-se neles;
- Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;
- Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos municípios;
- Obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais;
- Obter passaporte ou carteira de identidade;
- Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial;
- Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, entre outros impedimentos.
Emissão da certidão é gratuita, não caia em golpes!
Cabe aqui ressaltar que a emissão da certidão é gratuita. Como você acompanhou, o procedimento para obter o documento é bastante simples, e você realiza com acesso direto ao site do TSE.
Por isso, fique atento aos golpes de sites que têm divulgado que emitem o documento mediante o pagamento de taxas.
Não efetue nenhum pagamento, e tenha atenção aos links acessados. Vá diretamente à página do Tribunal Superior Eleitoral.
Fonte: Tribunal Superior de Justiça
Leia ainda: Auxílio Brasil: Veja quais são os estudantes com direito ao benefício de R$ 1.000