O jornal “Folha de São Paulo” publicou neste sábado (01) um levantamento realizado pelo instituto Datafolha que mostra que cerca de quatro a cada dez pessoas aprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que há três meses iniciou seu terceiro mandato como chefe do Executivo.
Moro afirma que Lula divulgou “desinformação grave”, confira
De acordo com os números do levantamento, das pessoas entrevistadas, 38% aprovam esses pouco mais de 90 dias de Lula no cargo. Por outro lado, 30% consideram a gestão regular e 29% reprovam a atuação do petista à frente do Executivo. Do total, 3% não soube responder o que pensam sobre a administração do presidente Lula.
O índice de aprovação de Lula depois de três meses como chefe do Executivo:
- Ótimo/Bom – 39%;
- Regular – 30%;
- Ruim/Péssimo – 29%;
- Não Sabem – 3%.
Levando em conta a margem de erro, a desaprovação de Lula é igual a que teve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu começo de governo, em 2019. Na época, 30% das pessoas diziam que reprovavam a gestão do até então chefe do Executivo que, por sua vez, tinha um índice de aprovação (32%) menor do que o relatado por Lula neste sábado.
Ainda conforme as informações compartilhadas neste sábado pelo Datafolha, Lula e Bolsonaro são os presidentes que acumulam o pior índice de aprovação dentre os chefes do Executivo desde a redemocratização brasileira. Para se chegar nestes números, 2.028 eleitores foram entrevistados entre quarta-feira (29) e quinta-feira (30), em uma pesquisa que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O número registrado neste sábado é o pior em um primeiro trimestre de Lula no poder. Segundo o Datafolha, em 2003, nos 90 primeiros dias de gestão, Lula teve uma taxa de aprovação de 43%. Quatro anos depois, em 2007, no segundo mandato, o percentual alcançado foi 48%.
Apesar disso, nas redes sociais, Zeca Dirceu, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, avaliou como “ótima” a pesquisa. De acordo com ele, “tem muito eleitor de Bolsonaro que já considera o governo Lula como regular ou ótimo”.
Já Alencar Santana, vice-líder do PT na Casa, afirmou que a gestão Lula “está no caminho certo”. Todavia, ele avaliou que o ambiente político ainda está bastante polarizado. Por fim, Felipe Carreras, que é líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara, afirmou que a pesquisa mostrou números positivos. No entanto, ele também destacou que ainda existe uma divisão política entre apoiadores de Lula e de Bolsonaro.
Leia também: Deputados federais apresentam na Câmara pedido de impeachment contra Lula