Neste momento quem quer realizar uma perícia médica no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pode ter um pouco de dificuldades para encontrar uma agência. É que de acordo com o próprio INSS, só 492 agências estão realizando esse serviço.
Isso representa portanto 46,3% do total de agências que já reabriram depois da paralisação de 2020. De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) todas as outras agências não apresentam condições para uma reabertura agora.
Isso porque, ainda segundo a ANMP, essas agências não possuem estrutura física capaz de oferecer um ambiente mais seguro para o beneficiário. Vale lembrar que a faixa de idade no atendimento do INSS é normalmente alta.
Isso significa dizer que o INSS atende normalmente as pessoas mais idosas no dia a dia. E os idosos formam justamente o grupo de risco nesta pandemia do novo coronavírus. Pelo menos é isso o que os dados oficiais das secretarias de saúde estão mostrando.
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 2157 peritos estão atuando nas agências neste momento. Esse número já foi bem menor. É que durante um tempo os peritos não quiseram voltar ao trabalho justamente por causa da pandemia do novo coronavírus.
Agências do INSS
Para fazer o agendamento de uma perícia médica, o trabalhador precisa ligar para o número 135 e seguir o passo a passo. Há ainda a possibilidade de agendar pelo aplicativo Meu INSS. Nos dois casos, o trabalhador vai escolher uma data, uma hora e uma agência para fazer o atendimento.
De acordo com informações do INSS, os atendimentos estão demorando em média 30 dias. Logo depois disso, eles possuem um prazo de 45 dias para dar uma resposta para o trabalhador. Isso nem sempre acontece. Mas é o que está na lei.