O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Agora, os deputados que o elegeram, querem algo em troca. De acordo com informações da jornalista Andréia Sadi, eles querem nada menos do que o Ministério da Cidadania.
Para quem não sabe esse é o Ministério que controla os programas sociais no Brasil. Inclua aí o Bolsa Família, por exemplo. Foi também o Ministério que controlou o Auxílio Emergencial durante todo o ano de 2020.
Em caso de prorrogação do Auxílio, esse vai ser o Ministério que vai seguir controlando o benefício. Vem daí portanto o tamanho interesse por essa pasta. É que ela é uma das que mais atrai atenção e recursos dentro do Governo Federal.
Informações de bastidores dão conta de que o deputado federal Marcio Marinho (Republicanos-BA), é o favorito para comandar a pasta. Ele substituiria portanto o ministro Onyx Lorezoni, que atualmente comanda o Ministério.
Seja como for, Onyx não sairia do Governo. Assim que ele se retirasse da pasta, poderia assumir a Secretaria Geral da Presidência da República. Ele passaria a trabalhar portanto dentro do Palácio do Planalto.
Olho no Ministério
Logicamente nenhuma dessas informações são oficiais. O presidente Jair Bolsonaro não vem falando publicamente sobre essa troca de cargos. Seja como for, essa já é uma certeza dentro do Palácio do Planalto. Pelo menos é isso o que os políticos estão afirmando.
Além do Ministério da Cidadania, o Centrão quer passar a controlar também o Ministério da Saúde e da Educação. Se conseguirem, esse grupo político vai passar a ter muito poder dentro do Governo Federal neste momento. Ainda não há data para essas mudanças.