A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o número de candidatos por vaga em cada uma das funções disponibilizadas no concurso. As inscrições terminaram dia 21 de janeiro, com mais de 1 milhão de candidatos. Apesar disso, apenas 621,2 mil realizaram o pagamento das taxas e estão aptos a participar da prova.
De acordo com a banca organizadora, são 11,39 candidatos para cada uma das mais de 180 mil vagas para agente censitário. Para a função de recenseador, a concorrência é de 1,91 candidatos por vaga disponível.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda informou que, aqueles municípios que não tiverem vagas preenchidas, terão outros processos seletivos aplicados no local.
As provas estão marcadas para o dia 10 de abril deste ano, com aplicação sendo realizada de maneira presencial. Está previsto para o dia 4 de abril a divulgação dos locais de prova e entrega do cartão de confirmação de inscrição.
Provas
Confira a seguir os detalhes das provas objetivas para as duas funções disponíveis no concurso.
Recenseador
- A prova terá três horas de duração, das 9h às 12h
- A prova terá 10 questões de Língua Portuguesa
- A prova terá 10 questões de Língua Matemática
- A prova terá 5 questões de Ética no Serviço Público
- A prova terá 25 questões de Conhecimentos Técnicos
Agente censitário municipal e supervisor
- A prova terá três horas e meia de duração, das 14:30h às 18h
- A prova terá 10 questões de Língua Portuguesa
- A prova terá 10 questões de Língua Matemática
- A prova terá 5 questões de Ética no Serviço Público
- A prova terá 15 questões de Noções de Administração/Situações Gerenciais
- A prova terá 20 questões de Conhecimentos Técnicos
O IBGE disponibiliza, através do site da FGV, apostilas com conhecimentos técnicos para auxiliar os candidatos. Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte às provas, 11 de abril. A relação dos aprovados para as vagas será divulgada no dia 6 de maio deste ano.
A partir do dia 31 de maio, é previsto a contratação de agentes censitários. Espera-se que em junho sejam convocados para treinamentos os agentes e sejam contratados os recenseadores.
Veja também: Dicas para organizar os estudos: prepare-se para concursos com sabedoria – Brasil123