Foi dada a largada ao Censo 2022! Com uma cerimônia de lançamento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deu início nesta segunda-feira (1º), à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022.
Assim, durante os próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
Censo 2022
O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.
Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.
Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país.
O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, explica que além de identificar a população por sexo e idade, o Censo hoje traz um questionário robusto, que segue rigorosamente as recomendações da ONU.
“A ONU tem um conjunto de perguntas recomendadas para todos os países. Nós estamos seguindo isso e ainda acrescentando informações que são importantes para acompanhar a realidade brasileira”.
Cimar destaca ainda que este é o primeiro Censo totalmente digital, da coleta à transmissão, acompanhamento, armazenamento e processamento dos dados.
“As informações estão totalmente protegidas”, garante.
Leia ainda: AUXÍLIO BRASIL: Nova parcela de R$ 600 é ANTECIPADA; veja como consultar
Questionário básico leva 5 minutos para ser respondido
No Censo 2022, existem dois tipos de questionário.
O básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.
A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.
O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas:
- Identificação do domicílio
- Informações sobre moradores
- Características do domicílio
- Identificação étnico-racial
- Registro civil
- Educação
- Rendimento do responsável pelo domicílio
- Mortalidade
Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também:
- Trabalho
- Rendimento
- Nupcialidade
- Núcleo familiar
- Fecundidade
- Religião ou culto
- Pessoas com deficiência
- Autismo
- Migração interna e internacional
- Deslocamento para estudo
- Deslocamento para trabalho
Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.
Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73. Já a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.
Formas de responder o questionário
Neste ano, você pode optar por responder a pesquisa de três formas: diretamente a um dos recenseadores que visitam a sua casa, por e-mail, ou através de uma ligação telefônica.
Para as duas últimas opções, basta informar ao recenseador a sua escolha e fornecer a ele seu e-mail ou telefone de contato.
Se a escolha for responder por e-mail, o morador receberá um link com as perguntas, que podem ser respondidas em até sete dias.
Como identificar o funcionário do Censo 2022?
Os recenseadores podem ser identificados pelo uniforme, composto por colete, bolsa e boné azuis com a logomarca do IBGE em amarelo. Eles usam um aparelho de coleta de dados e usam um crachá com nome, número da matrícula e número do documento de identidade.
Aliás, este ano, o crachá também traz um QR-Code para ajudar nessa identificação.
Assim, para confirmar a identidade do recenseador, basta aproximar o celular do código, usando a câmera do celular, que você será direcionado a um link específico onde poderá digitar os dados que constam no crachá e comprovar se ele é funcionário do Censo 2022 do IBGE.
Leia também: CAIXA libera trabalhadores para SACAR O FGTS; veja quem tem direito