Você ouviu falar que vai perder o Auxílio Brasil se não responder ao Censo 2022 e está preocupado se é verdade ou não? Pensando nos nossos leitores, trazemos a você todas as orientações sobre essa questão.
Vou perder o Auxílio Brasil se eu não responder o Censo 2022?
Não! Isso não é verdade. Vale destacar que o Ministério da Cidadania garante que quem não responde ao Censo não irá perder o benefício do Auxílio Brasil.
Desse modo, se você por acaso recebeu algum link no WhatsApp com esse conteúdo, não repasse adiante e não compartilhe. Não contribua para a divulgação de uma informação que não é verídica.
É essencial salientar que a participação no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é muito importante para o retrato do país. No entanto, não é um critério para ter ou não o repasse do programa social.
Suspensão do Auxílio Brasil
Para esclarecer essa questão, o Ministério da Cidadania divulgou em nota:
“O Auxílio Brasil só é suspenso em caso de informações divergentes no Cadastro Único do Governo Federal, após um processo que analisa a situação das famílias para definir a permanência no programa. Antes disso, porém, o beneficiário é avisado para atualizar as informações”, orientou a pasta.
Além disso, o IBGE também publicou uma nota para enfatizar que as duas questões não estão relacionadas:
“Não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”, ressaltou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Veja também: Consignado Auxílio Brasil: Ministro NEGA suspensão do empréstimo
Balanço das entrevistas
Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 2 de outubro, foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios no país.
Destas, 42,0% estavam na Região Sudeste; 27,0% no Nordeste; 14,3% no Sul; 8,9% no Norte e 7,8% no Centro-Oeste. Até o momento, 48% da população recenseada eram homens e 52% eram mulheres.
O diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, anunciou que o IBGE vai prorrogar o término da coleta do Censo, prevendo-o para início de dezembro, de forma que seja possível entregar os resultados no final do ano.
Ele destaca ainda que cerca de 2,27% dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.
Já em relação ao tipo de questionário, 88,2% dos domicílios responderam ao questionário básico e 11,8% ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto.
Por fim, o tempo mediano de preenchimento tem sido de 6 minutos para o questionário básico e de 16 minutos para o questionário ampliado.
Leia ainda: Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro: Pagamento das NOVAS PARCELAS será adiantado