Inchaço, vermelhidão e coceira são sintomas característicos da celulite infecciosa. Entenda como é o contágio e o tratamento desta doença. Confira aqui no Brasil 123.
O que é celulite infecciosa?
A celulite infecciosa ou celulite bacteriana, acontece quando microrganismos como as bactérias Staphylococcus e Streptococcus adentram e se alojam nas camadas mais profundas da pele, seja através de coceiras, cortes, ou picadas que não foram tratados, ou tratados corretamente.
Quando isso ocorre, o indivíduo apresenta sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e às vezes até dor local.
Algumas manifestações sistêmicas também podem ocorrer, como febre, tontura e desmaios, por exemplo. As principais complicações são abcessos e septicemia (infecção generalizada pela corrente sanguínea)
Como ocorre o contágio por estas bactérias
O contágio é muito subjetivo, mas é comum que estas bactérias estejam presentes nas nossas mãos, mais precisamente nas unhas.
A celulite infecciosa tende a aparecer mais nos membros inferiores, justamente pela abertura de feridas como micoses, rachaduras e bolhas causadas por sapatos ou ferimentos.
Imagine qualquer abertura na superfície da sua pele, por mais minúscula que seja é o suficiente para que microrganismos adentrem.
Qual a diferença da celulite infecciosa para a celulite normal?
A celulite de furinhos, temida por todas as mulheres, também é uma inflação, mas da camada de gordura da pele, causando aquele ar de casca de laranja.
A origem desta celulite está relacionada a má alimentação, falta de exercícios físicos, sobrepeso e causas genéticas.
A celulite infecciosa é de natureza cutânea profunda, podendo chegar no músculo e na corrente sanguínea do paciente.
A origem desta celulite está relacionada a algum trauma, ocasionando a quebra da defesa do organismo contra estes microrganismos. Por estas razões, os idosos são os mais susceptíveis a contrair a celulite infecciosa.
Importante tratar todas as feridas
Como os microrganismos se aproveitam de brechas na pele para entrar, é importante que todas as feridas sejam tratadas adequadamente, desde arranhões, picadas de insetos, micose, e até mesmo unhas encravadas.
Os idosos tendem a ter um ressecamento maior em seus membros, por esta razão é importante manter a hidratação, não só com creme, mas consumindo água e alimentos naturais de boa qualidade.
Como tratar a celulite infecciosa?
O tratamento é feito através de antibióticos, que podem ser por via oral (comprimidos) ou injetáveis (na veia ou muscular) e tratamento dos sintomas, como elevação dos membros para desinchar, compressas frias para diminuir a ardência e a rapidez com que a bactéria se espalha.
Podem ser feitos alguns tratamentos de maneira paliativa como, por exemplo:
- compressas frias (para ardência e queimação)
- elevação do membro afetado (para desinchar)
- lavagem com água e sabão
- pomada de uso tópico
- usar hidratante
Mantenha repouso, faça uso das medicações e evite coçar e passar a mão sobre o ferimento.
O tempo de tratamento pode levar em média uma semana, porém os sintomas podem levar em torno de 21 dias para desaparecer completamente
Portanto, ao notar sintomas ardência, coceira, vermelhidão, procure logo ajuda médica para que seja feito o tratamento no início.
Pois as complicações da celulite infecciosa podem ser muito graves, podendo levar o indivíduo à morte.