A celulite ocorre em maior incidência nas mulheres (85%), tem como marco temporal a puberdade e pode acometer qualquer parte do corpo, exceto couro cabeludo, palmas das mãos e dos pés. Nesse sentido, o aspecto de “casca de laranja” que vemos na pele são protuberâncias oriundas da gordura. Mas é importante ressaltar que a obesidade não é pré-requisito. Portanto, pessoas não obesas também podem ter celulite.
Causa da celulite
A causa exata ainda é desconhecida. Contudo, grande parte dos estudos apontam fatores genéticos, hormonais (estrógeno, progesterona, testosterona, hormônios tireoidianos), obesidade, fumo, sedentarismo e má alimentação como maiores fatores para o aparecimento da celulite.
Raramente é vista em homens, apenas nos que apresentam deficiência de testosterona. Já nas mulheres, a celulite é muito comum, mais ainda nas que estão com o hormônio estrógeno em alta, como gestantes, lactantes ou nas que tomam anticoncepcional.
Um outro fator que causaria a celulite é o alto consumo de carboidrato simples. O alto nível de glicemia no sangue, juntamente com o fator hormonal, aumenta a lipogênese (formação de gordura) nas regiões afetadas pelo estrogênio. É por causa desse hormônio que as mulheres acumulam mais gordura nos quadris e coxas, local muito comum da celulite. Esse acúmulo de gordura forma micronódulos que enrijecem as fibras que conectam o músculo à pele.
Como a alimentação pode ajudar?
O excesso de açúcares (que é um carboidrato) contribui bastante para a formação da celulite. Por isso, a adoção de dieta anti-inflamatória ajuda a reduzir os marcadores inflamatórios favorecendo a produção de citocinas anti-inflamatórias contribuído assim na redução da glicemia no sangue.
É importante a restrição de alimentos considerados inflamatórios (gorduras saturadas, lactose, glúten, refinados, industrializados). Além disso, seguir uma dieta de baixo índice glicêmico, cuidar do funcionamento intestinal e consumir alimentos ricos em ômega-3, antioxidantes, destoxificantes e ingerir bastante água.
Por fim, veja também: Práticas que combatem a celulite.