Vai cair na folia do Carnaval? Então, saiba que se o seu celular estiver cadastrado no aplicativo “Celular Seguro” e for roubado, os seus dados bancários serão protegidos com o bloqueio de senhas e transações.
Quer saber como? É só seguir o artigo até o final!
Boa leitura e bom Carnaval!
Celular Seguro
Lançado no final de 2023 pelo governo federal, o app Celular Seguro permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em caso de perda, roubo ou furto de aparelhos.
Para tanto, o acesso é feito pelo gov.br.
Ainda mais, vale destacar que o aplicativo está disponível na Play Store (para Android) e App Store (sistema iOS).
Veja como funciona
Vamos lá! O primeiro passo é baixar o aplicativo. Então, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br.
Em seguida, o usuário deverá cadastrar o aparelho informando o número, marca e modelo.
Aliás, cabe ressaltar que pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.
Além disso, o sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Assim, em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.
Por fim, após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.
Em complemento, foi divulgado que o bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.
Como cadastrar pessoa de confiança?
Logo após acessar o aplicativo Celular Seguro com os dados de login, o usuário deverá preencher o cadastro da pessoa de confiança com o nome, CPF, telefone, e-mail.
Como registrar um telefone?
Para cadastrar o telefone na plataforma, o usuário deve clicar em “registrar telefone”. Aliás, é importante saber que a pessoa não tem quantidade limite de dispositivos para cadastrar, porém, todos os aparelhos devem estar inscritos com o CPF do usuário.
Como registrar uma ocorrência no aplicativo Celular Seguro?
Quando o usuário estiver com todos os dados e a pessoa de confiança cadastrada, em caso de celular roubado, deverá preencher os critérios:
- Data;
- Tipo de situação;
- Hora;
- Estado;
- Cidade;
- Clicar em “Emitir”.
Dicas extras de segurança para o Carnaval
O Carnaval é um momento de cair na folia e extravasar, mas vem também a preocupação com um problema recorrente na festa popular: roubo de celular e golpe financeiro.
O celular ganha destaque uma vez que é a ferramenta para o uso de aplicativos de bancos, que dão acesso a todos ou boa parte dos recursos financeiros dos clientes.
Assim, em um cenário de insegurança, a principal recomendação é se prevenir para não ter que remediar.
Proteja os pertences
Guarde bem os seus pertences, podendo recorrer ao uso de uma “doleira”, espécie de pochete mais esguia, que permite acomodar os pertences dentro da roupa.
Cuidado com senhas
Além de evitar datas ou combinações simples como senhas de acesso ao celular ou aplicativos, é importante não deixar os códigos anotados em aplicativos de mensagens, como blocos de notas ou WhatsApp.
Reconhecimento facial
Diversos aplicativos oferecem a opção de reconhecimento facial para permitir acesso ou confirmar operações. Quando não for possível, pode-se optar por biometria ou senhas.
Ajuste limites
Antes de sair para a folia, é importante reduzir os limites de operações, como crédito e Pix, para valores que os foliões esperam gastar.
Atenção com as maquininhas
Regra que vale não apenas no Carnaval! Antes de pagar, sempre confira o valor digitado na tela do equipamento e verifique se a operação já está na etapa de pagamento.
Não entregue o cartão
É festa, é Carnaval, mas segurança é coisa séria. Não entregue o cartão para nenhum vendedor. Fique de posse do mesmo durante toda a operação do pagamento.