O Governo do Ceará vai dar um auxílio de R$1000 para desempregados do setor de restaurantes. Nessa lógica, entram também os desempregados de bares e lanchonetes, por exemplo. O Governo vai pagar duas parcelas de R$500.
O que se sabe até agora sobre a medida, é que apenas quem está sem emprego é que vai poder receber a ajuda. Além disso, também se sabe que cada um vai ter que fazer o seu cadastro. Não há portanto nenhuma inserção automática no projeto.
Seja como for, não adianta tentar fazer essa inscrição agora. O Governo ainda não sabe como vai ser esse processo. Mas internamente já começa a se pensar na criação de um site ou mesmo aplicativo para isso.
O Governador do estado, Camilo Santa (PT) fez o anúncio do programa ainda na última quinta-feira (4) em seu Twitter oficial. Há alguns dias ele já vinha dando indícios de que pagaria algum auxílio para esses trabalhadores que estão sem emprego.
“Todas as ações foram construídas após muito diálogo com representantes do setor, que foi um dos mais atingidos durante essa pandemia”, disse o Governador, ao lado de representantes do setor de restaurantes e de bares.
Auxílio para desempregados
O Brasil inteiro está debatendo esse tema neste momento. Afinal, com os fechamentos do comércio por causa da pandemia, os trabalhadores de restaurantes e bares acabam correndo muito risco de demissão.
Recentemente, o próprio Presidente Jair Bolsonaro disse que “atividade essencial é aquela onde o pai precisa levar comida para a família”. Mas o fato é que mesmo com a reabertura dos serviços a taxa de desemprego não apresentou melhora significativa.