Pensando em investir o seu dinheiro? Hoje em dia se fala muito sobre investimentos. É tanta informação e opiniões que a gente fica em dúvida de como começar, não é mesmo? Pois bem, quem pensa em investir dinheiro pode contar com várias opções no mercado. E isso atende a todas as necessidades, já que são valores diferentes de investir, prazos diferentes, riscos maiores ou menores. Por isso, hoje vamos te falar de um modelo de investimento chamado CDB! Vamos ver se essa modalidade de investimento é boa para atingir seus objetivos? Confira tudo aqui no Brasil 123.
O que é investir?
Antes de saber o que é CDB, saiba mais sobre investimento. Investir é fazer o seu dinheiro render todos os meses ou ao longo de um período. Ou seja, é pegar um montante X de seu dinheiro e aplicar em um modelo de investimento. Em seguida, aguardar a rentabilidade depois de um período de tempo. Porém, tudo isso requer entendimento, boas escolhas e muita disciplina para criar essa reserva financeira em um investimento sólido.
Quais os tipos de investimento existem
São várias as formas de realizar um investimento. A mais antiga delas é colocar o dinheiro na caderneta de poupança. Esse método é considerado o pior tipo de investimento atualmente, pela sua baixa rentabilidade.
Existem outras formas que podem render muito melhor do que a poupança. Por exemplo, fundos imobiliários, CDI, Tesouro Direto, criptomoedas, Bolsa de Valores e CDB.
Existem duas categorias de investimento: Renda Fixa, na qual você sabe quanto o dinheiro vai render e Renda Variável, que até pode render mais dinheiro, mas é mais arriscada, como criptomoedas, por exemplo.
Certificado de Depósito Bancário – CDB
É uma forma de investimento bem popular no país e costuma ser a “porta de entrada” para quem quer começar a investir.
Investir no CDB é como se você estivesse emprestando o seu dinheiro para o banco. Assim, vai operar com ele no mercado financeiro e, depois de um período, o banco te devolve esse dinheiro acrescido de juros. Mas fique tranquilo, pois este empréstimo é assegurado pelo FGG – que é o Fundo Garantidor de Créditos.
A maioria dos CDBs existentes paga mensalmente em torno de 1%. Então, vamos ver na prática: se você investir R$ 1.000,00 no CDB, todo mês você terá um rendimento de R$10,00.
Você pode investir no CDB por meio de sua agência bancária ou em corretoras especializadas em investimentos.
Se está começando agora, converse com o gerente de seu banco. Pesquise bastante sobre o CDB. Veja quais valores mínimos que podem ser investidos. Simule o rendimento. Caso você esteja curioso, saiba que na internet existem calculadoras online gratuitas para fazer estes cálculos. Além disso, saiba se pode, por exemplo, retirar o dinheiro antes do prazo do investimento (pode haver perdas nestes casos).
Estude, mas, principalmente, tenha em mente o seguinte: qualquer que seja o tipo de investimento escolhido, não invista valores de contas ou que poderá precisar. Primeiro, garanta os recursos para a sua sobrevivência e da sua família. Apenas depois realize investimentos!