A partir de agora, o Cazaquistão não tem mais pena de morte. Quem anunciou isso foi o próprio líder do país, Kassyn-Jomart. Ele fez o anúncio na manhã deste sábado (2). Essa é uma decisão que o Congresso já tomou no ano passado.
O fato é que o país já proíbe a pena de morte desde 2003. Mas acontece que os casos de crimes acabam indo para essa modalidade de punição. Casos de terrorismo, por exemplo, acabam tendo esse final por lá.
Mas agora isso não vai poder mais. Dessa forma, mesmo nos casos onde o criminoso cometer um ato de terrorismo, ele não pode passar por uma punição por morte. Essa é uma questão que sempre levanta polêmica na sociedade.
Já no final de 2020, quando o Parlamento aprovou a proibição, muita gente passou a discutir a necessidade ou não deste tipo de punição. Seja como for, o fato é que a proibição aconteceu e nem cabe mais muita discussão porque a tendência é que isso não vá mudar.
Pena de morte
O Cazaquistão é um dos países que formavam a extinta União Soviética. Com essa decisão, quase todos os países da ex-URSS aboliram a pena de morte. A Rússia, que é o principal deles, não proibiu a pena de morte oficialmente, mas ela é extremamente rara por lá.
O único país da antiga União Soviética que segue com essa prática de maneira regular é Belarus. Vale lembrar que esse país vive uma enorme crise política que envolve muita confusão em relação ao último processo eleitoral no país.