Com a evolução da tecnologia e dos recursos disponíveis em todo o mundo, a medicina também tem avançado para proporcionar melhores diagnósticos e tratamentos de doenças. No que diz respeito aos diagnósticos de problemas relacionados ao coração, o cateterismo cardíaco se destaca. Mas o que é cateterismo e quando é indicado? Veja tudo o que você precisa saber aqui.
Como o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, se não o mais importante, uma vez que sem ele não há vida, é imprescindível que os métodos de diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas sejam cada vez mais eficientes. O cateterismo cardíaco é um dos exames feitos para diagnosticar esse tipo de doença, veja baixo o que é e quando se tem indicação:
O que é cateterismo cardíaco?
O cateterismo cardíaco, também denomina-se por angiografia coronária, é um tipo de exame, feito para diagnosticar doenças relacionadas ao coração. Esse exame utiliza um tubinho flexível, que é o famoso cateter, assim o introduz por algum orifício, que costuma ser feito na virilha ou nos braços, chegando a algum vaso e percorrendo até atingir o coração.
O exame é feito em uma sala pronta para isso, e o médico recorre ao raio-x para ter noção de onde está percorrendo. Os pacientes não sentem dor, pois são sedados e passam todo o procedimento dormindo. O exame realizado com cateterismo dura aproximadamente meia hora e é um procedimento realizado com muita segurança, por isso, complicações são muito raras.
Após realizar o cateterismo, os pacientes devem aguarda por cerca de trinta minutos no hospital e, em seguida, são livres sem que haja nenhum tipo de limitação. A única recomendação dada pelos médicos é que o membro que eles utilizaram durante o exame permaneça em repouso. Esse exame consegue identificar inúmeras doenças cardíacas com grande precisão.
Quando é indicado realizar o exame de cateterismo cardíaco?
Como o cateterismo é um exame invasivo, ele só é feito quando é necessário diagnosticar alguns problemas cardíacos que não podem ter uma avaliação com precisão nos exames não invasivos. Geralmente, os médicos indicam esse tipo de exame quando suspeitam que as artérias estejam obstruídas ou quando as válvulas do coração estão com algum problema.
Como é possível aplicar contraste nos cateteres, é possível que o médico identifique o tipo, local e a características das lesões nas artérias coronárias. Caso ele identifique algum tipo de obstrução nesses vasos, ele pode realizar uma intervenção logo após o cateterismo por meio de uma angioplastia. No entanto, isso depende de cada caso, nem sempre os dois procedimentos serão feitos na mesma sessão.
O cateterismo cardíaco também tem indicação quando o paciente passou por um infarto agudo do miocárdio, pois é possível identificar onde houve a obstrução que fez com que o infarto ocorresse. Desse modo, a artéria pode ser desobstruída por meio de uma angioplastia.
Se você precisa realizar um exame de cateterismo cardíaco, não se preocupe. Hoje o exame é bastante seguro e só é beneficial para a saúde do seu coração.