A Copa do Mundo é, sem dúvida, o evento mais esperado desse ano. Isso porque ele reúne as principais seleções de futebol do mundo e atrai os olhares do planeta inteiro. Ainda, esse ano o evento tem um tempero especial: é a primeira vez que é disputado em um país do Oriente Médio. Por isso, a simbologia da copa do Catar atrai os viajantes curiosos que, até então, não conheciam o país.
Por isso, nesse texto vamos falar mais sobre o país da Copa do Mundo. Além disso, para os curiosos e atrasados, vamos falar quanto está custando para ir ao Catar, com os valores simulados nesse início de abril. Vale lembrar que os preços variam conforme a demanda e, quanto mais perto do evento, mais alto os valores tendem a ficar.
Onde fica o Catar?
O Catar é uma pequena península localizada no Oriente Médio. Para quem admira o mapa mundi, ele fica à direita do continente africano, fazendo fronteira com a Arábia Saudita. O país é islâmico e, atualmente, vive em um governo totalitarista que prega as palavras do livro sagrado da religião. Contudo, o país também é um dos mais ricos do mundo.
Isso porque, assim como todos os países da região, há uma riqueza enorme em petróleo, mas também em gás natural. Isso fez com que o Catar se desenvolvesse muito nos últimos anos, se tornando o país com um dos maiores PIB per capita do mundo. Para se ter uma ideia, uma pessoa no país ganha até 10 vezes mais que no Brasil, segundo dados do Banco Mundial. Por isso, o país é uma grande potência econômica e, apesar dos seus regimes e preferências diferentes dos países ocidentais, ele tem uma boa relação com boa parte do planeta.
E para chegar lá, nem sempre é fácil. Isso porque o país é longe e, além disso, não tem uma grande demanda de brasileiros. Por isso, chegar lá exige uma viagem longa e cheia de escalas.
Quanto custa chegar na Copa do Mundo?
Para chegar no Catar, é preciso entender que a viagem durará mais de 24 horas. Isso porque é preciso fazer escalas na Europa, em diferentes aeroportos. O país dependerá da companhia aérea com a qual você pretende ir. Ainda, os valores representam a tarifa mais barata, cotada no início desta semana.
A passagem aérea está R$16.391, já com tarifas e demais despesas inclusas. O valor é para a ida e para a volta. A saída é no dia 18 de novembro. O voo parte de Guarulhos para Londres, em um voo de 11 horas e 35 minutos. Depois, é só ir de Londres para Hamad, aeroporto de Doha, capital do Catar. Esse trecho leva 6 horas e 50 minutos. Dessa forma, você chegará no dia 19 de novembro. O primeiro jogo é no dia 21 de novembro. Por outro lado, a volta é no dia 19 de dezembro, um dia após a final. O voo vai do Catar para a Etiópia e, de lá, vem diretamente para São Paulo. Essa viagem dura 18 horas.
Além disso, você deve somar as despesas de estadia e alimentação. Por isso, é uma viagem que custa, facilmente, mais de R$30 mil por pessoa.