A caspa acomete muitas pessoas e ela é muito incômoda. Não apenas o couro cabeludo descama, liberando pequenos pedaços de pele visíveis, como ele coça bastante em função dela. Além disso, os cabelos com caspa não são saudáveis, crescem pouco e os fios são fracos. Por isso, veja, abaixo, o que são as caspas e como fazer para tratar delas.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
O que é
Primeiramente, a caspa advém de uma inflamação na pele do couro cabeludo. Ela é conhecida, também, pelo nome de dermatite seborreica. Além disso, essa dermatite não aparece apenas no couro cabeludo, como em áreas do rosto, em especial nos cantos do nariz, além de outras partes do corpo.
Quais são as causas
A caspa é causada por muitos motivos diferentes. O estresse é um deles, e a predisposição genética, é outro. Contudo, têm uma série de outros motivos que podem, inclusive serem controlados, porque dependem de hábitos. Veja alguns exemplos abaixo:
- Colocar bonés com o cabelo molhado
- Usar bonés ou chapéus todos os dias, especialmente no verão
- Dormir com o cabelo molhado
- Deixar de lavar os cabelos por muito tempo
- Lavar os cabelos todos os dias
- Lavar os cabelos com água muito quente
- Dentre outros
Quais são os sintomas
Primeiramente, quando falamos em caspas, logo pensamos na descamação do couro cabeludo e lembramos daqueles pontinhos brancos que tanto nos incomodam quando caem nas roupas. Contudo, esse é apenas um dos indicativos de caspa na cabeça e, talvez, o menos incômodo. Outros sintomas da caspa são a coceira persistente nos locais inflamados, a vermelhidão intensa da pele, a oleosidade excessiva dos fios e, em casos mais severos, a queda dos cabelos.
Tratamentos naturais que você pode fazer em casa para diversas doenças
Quais os tratamentos
O tratamento para caspa, quando ela já se instalou no couro cabeludo, deve ser prescrito por um médico dermatologista. Isso porque ela é uma doença, como qualquer outra, e precisará de remédios específicos para seu tratamento.
Os tratamentos podem ser feitos com shampoos especiais, por tempo determinado. E também por medicamentos aplicados diretamente no couro cabeludo. Em alguns casos, o médico pode prescrever remédios para ingestão. Contudo, de qualquer forma, ele é a pessoa adequada para indicar qualquer tipo de tratamento.
Vale lembrar que a falta de tratamento ocasiona a piora do problema e pode gerar perda de grandes quantidades de cabelo. Isso faz com que, além do problema com a caspa, surjam problemas de auto estima. E é um problema que um médico resolve facilmente, porque já está bastante acostumado com ele.
Como prevenir
Por fim, a caspa não é uma doença que tem cura, apenas tratamento. Contudo, o seu controle pode ser feito através de atitudes de prevenção. Uma dessas atitudes é evitar tudo que foi mencionado no item “Quais são as causas”. Outra, é utilizar shampoos apropriados para seu tipo de cabelo, e fazer bem a higiene capilar. Isso porque a sujeira acumulada estimula a produção de caspa.
Ansiosos e estressados: pequeno manual que vocês precisam ler