O caso suspeito da doença “vaca louca” em Minas Gerais já começa a afetar o mercado de carne do país. A saber, o Ministério da Agricultura afirmou na última quarta-feira (1º) que vem investigando a suspeita. Contudo, afirmou que há chances de não ter havido contaminação, de ser um caso atípico.
“Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário”, afirmou o Ministério na quarta. Em resumo, a pasta disse que o Brasil realiza procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).
No entanto, apesar das declarações do Ministério, o mercado de carne do país vem sofrendo ainda mais com essa suspeita. “A notícia da vaca louca veio neste momento em que a ociosidade nos frigoríficos que trabalham somente com o mercado interno se econtra bastante elevada e serviu para diminuir ainda mais o negócio de aquisição de bois diariamente”, disse a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) em nota.
Maior preocupação é com frigoríficos que exportam carne
De acordo com a Abrafrigo, as preocupações se intensificam em relação aos frigoríficos exportadores. Em suma, o temor envolve principalmente a China, maior importador de carne bovina do Brasil. O medo é que o país asiático suspenda a compra de carne por causa da suspeita da doença. Mesmo que isso aconteça de maneira temporária, afundará ainda mais o setor que já se encontra em meio a diversas dificuldades.
“Tudo isso criou uma situação de compasso de espera por parte das empresas que naturalmente iriam parar suas atividades pelo feriado de 7 de setembro, aguardando o desfecho deste caso para a quarta-feira”, destacou a Abrafrigo.
Essa notícia também começa a afetar o preço do produto. Segundo a Abrafrigo, a arroba do boi vem apresentando pequenas quedas nos últimos dias. Aliás, o preço estava bastante elevado, mas vem reduzindo gradativamente.
Por fim, o Ministério da Agricultura afirmou que divulgará a análise do processo assim que concluído.
Leia Mais: Preço dos imóveis residenciais sobe em 47 de 50 cidades pesquisadas