A política de cashback já é bastante popular no Brasil e tem diversos produtos que fazem isso. Contudo, um cartão de crédito com cashback é mais uma opção para quem quer receber dinheiro de volta em todas as compras que faz. Apesar disso, ele não é recomendado para todos os tipos de consumidores, dado que existem outros benefícios no mercado.
Por isso, hoje vamos falar de como funciona o cashback, em quais produtos você encontra essa política e, claro, quando vale a pena ter um. Vale lembrar que, para receber cashback, não é preciso ter um cartão de crédito.
O que é cashback?
A grande maioria das lojas já possuem políticas de cashback próprias ou, na prática, têm parceira com plataformas que dão dinheiro de volta para os consumidores. No Brasil, Inter Shopping e Méliuz figuram entre as maiores plataformas dessa modalidade de finanças. Por isso, qualquer pessoa pode ganhar dinheiro de volta em suas compras online.
Por outro lado, nas compras físicas, nem todas as pessoas ganham o cashback. Nesses casos, apenas as pessoas com um cartão de crédito com cashback ganham esse benefício. Na prática, as compras que se fazem com essa política acontecem da seguinte forma: você faz a compra normalmente e, posteriormente, recebe uma parte do valor de volta na sua conta. Com esse dinheiro, você pode fazer o que quiser, desde pagar as contas, gastar em besteiras ou investir em produtos do mercado financeiro.
Dessa forma, ele funciona como um desconto nas suas compras. Isso porque uma compra de R$80,00 é a mesma coisa que uma compra de R$100,00 com 20% de cashback. A diferença é que, muitas vezes, os produtos não entram em promoção e esse dinheiro de volta é a única opção de o investidor “pagar menos”.
Para quem vale a pena?
O cartão de crédito com cashback não vale a pena para todo mundo. Isso porque é preciso ter bastante controle sobre os gastos do mês, bem como pesquisar bastante as principais formas de juntar dinheiro com o dinheiro de volta. Além disso, o consumidor precisa organizar todos os gastos possíveis do mês para essa modalidade, para que ela tenha efeito real.
Por isso, a política de cashback é ideal para quem faz muitas compras online em grandes lojas do país. Dessa forma, não entre nessa modalidade de recebimento de dinheiro apenas porque ele paga de volta. Isso muitas vezes gera ansiedade no consumidor, fazendo com que ele compre mais e, no final do mês, saia endividado.
Além disso, o cartão de crédito com cashback deve ser usado juntamente com a plataforma de cashback. Com isso, se o seu cartão dá um percentual de volta nas compras, procure comprar com ele em todas as compras nas lojas físicas e através de plataformas de lojas online. Por exemplo: o cartão do Banco Inter dá 0,25% de volta sobre o valor da fatura. Dessa forma, toda compra online você deve fazer através da Inter Shopping pagando com o seu cartão do Inter. Assim, você tem o cashback do cartão mais o cashback do site.