Já está valendo neste momento o programa Casa Verde e Amarela. Para quem não sabe, trata-se apenas de uma reformulação do antigo Minha Casa Minha Vida. De acordo com o Governo Federal, o programa ficou mais inclusivo.
O fato é que o esse novo programa tem algumas mudanças em relação ao Minha Casa Minha Vida. Talvez a maior delas seja a questão da taxa de juros. Essa taxa vai variar pela faixa de renda e pela região em que a pessoa mora. Veja na tabela:
Como se vê, o novo programa divide as pessoas em três grupos, e não mais em quatro. Esses grupos se dividem pela faixa de renda. Não mudou portanto o fato de que o programa atende pessoas com renda até R$7 mil.
Quem mora nas regiões Norte e Nordeste do país vai poder ter uma taxa de juros menos alta do que quem mora em outras regiões. Isso porque o Governo entende que a situação das pessoas que moram nessas duas regiões é pior quando o assunto é financiar uma casa.
Veja abaixo como fica a questão dos juros por região:
Casa Verde e Amarela
Para participar do programa, o cidadão precisa ter cadastro no Cadúnico. Esse é o cadastro que dá acesso aos mais variados programas do Governo Federal. Portanto, é importante se inscrever nele antes de pensar em entrar para o Casa Verde e Amarela.
Além de tudo isso, o Governo já adiantou que vai dar prioridade para famílias onde mulheres comandem a casa. Isso porque se entende que elas estão, em geral, em uma situação de maior vulnerabilidade no país.
Seja como for, esse programa também recebeu críticas. E elas vieram principalmente de políticos da oposição e de organizações da sociedade civil. De acordo com eles, o programa dificulta a entrada de pessoas. Mas o Governo nega.