Se você vai construir uma casa do zero, ou mesmo fazer uma reforma em algum cômodo, é importante ficar atento aos detalhes da casa em obras, desde a preparação do terreno, até a escolha dos acabamentos. Dessa forma, tudo sairá como o planejado e você não ficará no prejuízo!
Itens de organização que você tem que ter na sua casa
Projeto
Primeiramente, faça um projeto com um Arquiteto ou Designer de Interiores, se for o caso. Ele será importante para o seu acompanhamento. O projeto arquitetônico, ainda, servirá de base para outros projetos importantes, como o hidráulico, ou elétrico.
Através dos projetos, você poderá acompanhar a evolução da obra ou reforma para analisar se está caminhando para o resultado correto! Além disso, profissionais conhecem do processo de uma obra e entendem dos materiais. Dessa forma, eles podem te orientar bem, para que tudo saia conforme o planejado!
Os profissionais
Escolha profissionais experientes para trabalhar na sua obra. Escolher o mais barato sai caro, uma vez que você terá que refazer serviços e ainda perderá muito tempo dando ordens que profissionais mais experientes não precisariam receber! Por isso, tanto os profissionais que farão a fundação e alvenaria da casa, como os que farão os acabamentos (especialmente esses últimos) deverão saber o que estão fazendo.
CAIXA paga hoje Auxílio Brasil de acordo com o NIS; veja se é a sua vez
A obra
Acompanhe a obra tanto quanto for possível. Se você morar perto do local, vá todos os dias para verificar o que está sendo feito. Se você não entende de obra, pergunte tudo! Não ligue se os profissionais se incomodarem, a obra é sua e você deve entender todo o procedimento.
Além disso, não confie! Se algo for feito errado e descoberto depois de muitos dias, você correrá o risco de não ter jeito de consertar. Por isso, faça a inspeção, verifique as medidas e os ângulos. Dessa forma nenhum cômodo ficará fora da medida do projeto e nenhuma parede ficará torta.
Os materiais
Sempre que receber materiais do fornecedor, como areia, tijolos, cimento, ou pisos e pedras, por exemplo, verifique a sua qualidade e se não tem nada quebrado ou rachado. Uma vez que você assina o recibo, você não poderá fazer a devolução. Por isso, fique sempre de olho!
Além disso, não pague nada a vista! Os fornecedores podem atrasar bastante na entrega se já tiverem recebido todo o valor. Se for exigido, dê metade de entrada e pague o resto apenas após o recebimento. Isso vale, especialmente, para materiais que precisam de instalação do profissional. Nesse caso, até a instalação pode ser mal feita se já estiver tudo pago.
O orçamento
O orçamento é feito para que você tenha uma noção de quanto vai gastar. Mas, não se engane! Ele quase nunca é cumprido. Gastos a mais acontecem por causa de erros na obra, aumento do preço dos materiais, atraso dos pedreiros, dentre outros motivos. Por isso, tenha sempre uma quantidade a mais do que o valor do orçamento separada para utilizar na casa em obras!
Livros que você que tem ansiedade deve ler para compreendê-la melhor