Por aqui vamos passar orientações de como providenciar a carteira do idoso de forma gratuita. A saber, este é um documento emitido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), para as pessoas com 60 anos ou mais, que não possuam meios de comprovação de renda e que recebam até 2 salários mínimos.
Como e onde solicitar a carteira do idoso?
Para ter o documento, basta ir ao Centro de Referência de Assistência Social do município, portando o documento de identidade. Aqueles que são registrados no Cadastro Único, devem levar o Número de Identificação Social (NIS).
“Para conseguir a carteira, basta que o idoso compareça ao CRAS mais próximo com a identidade e, se estiver registrado no Cadastro Único, o Número de Identificação Social. Todo o procedimento será feito lá mesmo, e o idoso tem acesso ao documento de forma gratuita”, explica Camila Cipriano, do Departamento De Proteção Social Básica.
Além disso, quem optar pela internet, pode solicitar o documento sem sair de casa.
Para tanto, deve acessar o site Gov.br. Então, deve clicar em “Iniciar”. Depois, escolha a opção “Emitir carteira”.
Em seguida, será necessário fazer login com a sua conta do Gov.br. Por fim, siga as orientações da tela e informe todos os documentos necessários para a solicitação.
Transporte interestadual
A gratuidade ou desconto nas passagens de ônibus em viagens interestaduais são direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso.
A carteira do idoso permite que o idoso ocupe uma das duas vagas gratuitas do veículo, ou tenha desconto de 50% no valor da passagem caso os dois assentos estejam ocupados.
Ainda mais, é válido ressaltar que o documento é utilizado atualmente por mais de um milhão e trezentas mil pessoas, é apenas é obrigatória para quem não tem outra forma de comprovação de renda.
No entanto, para as viagens interestaduais, o direito ao assento de graça ou o desconto na passagem é garantido também com a apresentação de outros documentos de identificação, tal como a carteira de identidade.
Quais informações constam na carteira da pessoa idosa?
Assim como a carteirinha de estudante, a carteira do idoso também possui diversos dados. Confira os detalhes:
- Nome Completo – É obrigatória a presença do nome completo do idoso para que possa ser feita a sua identificação;
- Data de Nascimento – Para comprovação da idade da pessoa idosa, também é necessária a inclusão da data de nascimento na carteirinha;
- Número do Documento de Identificação – Número da carteira de identidade do cidadão;
- Número do CPF – Mesmo caso do RG, o CPF é um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente na carteira do idoso;
- NIS – Número de Inscrição Social, cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira da pessoa idosa;
- Data de expedição e validade;
- QR Code com código alfanumérico.