A Carteira de Trabalho Digital tornou-se uma realidade para a maioria dos brasileiros. Isso porque, esse documento substituiu a versão física e trouxe diversos benefícios, como a diminuição de filas e a agilização no acesso à documentação.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre essa ferramenta para que você saiba como utilizar os benefícios.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quais são os principais benefícios da Carteira de Trabalho Digital?
Conforme já dito anteriormente, a Carteira de Trabalho Digital oferece muitos benefícios para os trabalhadores. Isso ocorre porque, por meio desta ferramenta, é possível acessar diversas informações e serviços de forma mais rápida e prática.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Acesso rápido aos dados trabalhistas: Com apenas alguns cliques, é possível visualizar todas as informações relacionadas aos seus vínculos empregatícios. Tais como registro, salário, férias e demissões.
- Facilidade de consulta: Você pode acessar a Carteira de Trabalho Digital a qualquer momento, por meio de um aplicativo ou do site Portal Emprega Brasil. Isso significa que você pode consultar seus dados sempre que precisar, sem a necessidade de carregar o documento físico.
- Maior agilidade no processo de contratação: antes, era necessário entregar a Carteira de Trabalho física ao empregador para ser registrado. Agora, todo o processo é realizado online, o que facilita a vida do trabalhador e agiliza o processo de contratação.
Como utilizar os benefícios da Carteira de Trabalho Digital?
Existem duas maneiras de utilizar os benefícios dessa ferramenta: por meio do aplicativo específico ou pelo site Portal Emprega Brasil.
Assim sendo, veja abaixo como realizar cada um dos procedimentos:
Por meio do aplicativo
Primeiramente, baixe o aplicativo, disponível para Android e iOS.
Assim sendo, após abrir o aplicativo, clique em “Entrar com gov.br” e insira seu CPF e senha utilizada no gov.br.
Por fim, com esses passos concluídos, você já terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.
Pelo site
Para utilizar os benefícios da ferramenta pelo site, é necessário acessar o endereço do documento no site do Ministério do Trabalho e Emprego.
Depois de acessar, clique em “Iniciar”.
Sendo assim, o sistema te redirecionará ao Portal Emprega Brasil, onde deverá clicar em “Entrar com gov.br”.
Então, insira seu CPF, clique em “Continuar” e informe a senha utilizada no portal gov.br.
Em seguida, clique em “Carteira de Trabalho Digital” e pronto, você já terá acesso ao seu documento digital.
Como se registrar com a Carteira de Trabalho Digital?
O registro da CTPS digital realiza-se de uma forma bem simples, uma vez que faz-se todo o processo pela internet.
Para isso, basta fornecer seu número de CPF ao empregador, que será responsável por realizar o registro.
Ademais, é importante ressaltar que essa é uma obrigação do empregador, e não do empregado.
Agora que você já sabe como utilizar os benefícios da Carteira de Trabalho Digital, deixe-nos um comentário dizendo o que você acha dessa ferramenta!