Os serviços da Carteira de Trabalho Digital alcançaram 558,7 milhões de acessos desde janeiro de 2019. Somente em 2021, foram registrados 277,7 milhões de acessos. Em 2020, foram 272,9 milhões de acessos, realizados por 29,2 milhões de usuários.
Vale mencionar que desde 2019, mais de 44 milhões de trabalhadores já baixaram o aplicativo em seus smartphones e tablets, sendo que o maior número de downloads foi por aparelhos que usam o sistema Android: 38,4 milhões.
Com isso, somando os dispositivos móveis e web, já foram mais de 52,1 milhões de trabalhadores beneficiados com a digitalização do serviço.
Carteira de Trabalho Digital
O aplicativo permite que os cidadãos consultem pela internet as informações sobre contratos de trabalho antigos e atuais, inclusive disponibilizando gráficos com as remunerações, média salarial e o tempo de serviço em cada contato.
Além disso, ainda é possível solicitar o seguro-desemprego e acompanhar o andamento da concessão de benefícios como o Abono Salarial.
A saber, o download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no Portal gov.br.
Saiba mais sobre o aplicativo
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
Cabe orientar que a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia recomenda ao empregado que guarde a carteira física para manter em sua posse informações sobre empregos antigos.
Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?
Basta seguir essas orientações:
- Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure pelo nome ‘CPTS Digital’. Providencie a instalação do aplicativo;
- Abra o aplicativo instalado e toque no botão “Entrar”. Em seguida, escolha “Crie sua conta”;
- Escolha uma das opções para criar o seu registro no sistema Gov.br. Por exemplo, a opção “Número do CPF”;
- Na página seguinte, informe o seu número do CPF e o seu nome completo. Marque a opção de estar de acordo com os termos de uso e também a opção “Não sou um robô”. Clique em “Avançar”;
- Informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar a sua conta, como por exemplo, a opção “Celular”. Digite o seu número e selecione “Avançar”;
- Aguarde até receber um SMS com o código para acesso.
- Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”. Digite uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Pressione “Concluir”;
- Agora, informe o seu CPF e escolha “Avançar”. Na página seguinte, digite a sua senha e pressione “Entrar”;
- Autorize o aplicativo a usar seus dados pessoais.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
Confira ainda: Comissão aprova BPC para idoso e pessoa com deficiência com renda de 1/2 salário mínimo