A carteira de trabalho digital passou a ser equivalente ao documento físico. De acordo com a Portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal em 2019, o trabalhador pode ser identificado no sistema apenas pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
Com o documento digital, os contratos de trabalho e anotações, como férias e salário, são feitos eletronicamente. O usuário pode acompanhar essas informações e outros dados profissionais por meio do aplicativo e do site. Ainda assim, a versão física deve ser guardada e preservada, uma vez que pode ser utilizada em caráter excepcional.
Acompanhe qual aplicativo utilizar e como pelo celular.
Carteira de trabalho digital
A CTPS Digital, versão para Android e iPhone (iOS) da Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento que passou a ser equivalente ao documento físico.
Quando contratado, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira física. Para a habilitação do documento, o usuário deve criar uma conta no portal Gov.br. O acesso pode ser feito também por meio do aplicativo grátis para celular.
Aplicativo para obter a carteira de trabalho digital
O CTPS Digital é o aplicativo do Governo Federal que permite emitir a sua Carteira de Trabalho Digital no celular Android ou iPhone (iOS).
O sistema utiliza o banco de dados do usuário no portal Gov.br para gerar no smartphone o seu documento profissional digital.
As informações podem ser conferidas pelo usuário e até mesmo compartilhadas com contatos profissionais ou departamentos de Recursos Humanos.
Etapas pelo celular
Acompanhe o passo a passo para emitir a carteira de trabalho digital no celular com o aplicativo CPTS Digital.
Passo 1
Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure pelo nome ‘CPTS Digital’. Providencie a instalação do aplicativo.
Passo 2
Abra o aplicativo instalado e toque no botão “Entrar”. Em seguida, escolha “Crie sua conta”.
Passo 3
Escolha uma das opções para criar o seu registro no sistema Gov.br. Por exemplo, a opção “Número do CPF”. Na página seguinte, informe o seu número do CPF e o seu nome completo. Marque a opção de estar de acordo com os termos de uso e também a opção “Não sou um robô”. Clique em “Avançar”.
Passo 4
Informe as respostas para as perguntas feitas pelo sistema Gov.br. Quando terminar, toque em “Avançar”. Na tela seguinte, informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar a sua conta, como por exemplo, a opção “Celular”. Digite o seu número e selecione “Avançar”. Aguarde até receber um SMS com o código para acesso.
Passo 5
Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”. Digite uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Pressione “Concluir”.
Passo 6
Agora, para acessar a sua conta no CTPS, informe primeiro o seu CPF e escolha “Avançar”. Na página seguinte, digite a sua senha e pressione “Entrar”.
Passo 7
Autorize o aplicativo a usar seus dados pessoais. Para tanto, toque em “Autorizar”. Agora você poderá acessar sua carteira de trabalho digital.
Passo 8
O aplicativo permite que você compartilhe os dados da sua carteira de trabalho digital. Acesse a aba “Enviar” e indique o que deseja compartilhar. Em seguida, toque no ícone laranja no canto inferior da tela. Na janela seguinte, confira seus dados e selecione “Enviar”.
Confira ainda: Foi notificado para devolver o auxílio emergencial? Encontre aqui as orientações que precisa