Com o avanço da tecnologia, inúmeros documentos estão válidos no território nacional na sua forma digital. Com o intuito de facilitar a vida dos trabalhadores, reduzir filas e agilizar a realização da carteira de trabalho, o formato digital está válido e disponível nas plataformas desde setembro de 2019.
Preparamos um passo a passo de como emitir sua carteira de trabalho digital em 2022 para acabar com as dúvidas restantes. Confira!
O que é a carteira de trabalho digital?
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital é um aplicativo que facilita o acesso do trabalhador a informações do seu atual e antigo emprego, como é a contratação, salário, benefícios, seguro-desemprego e tudo aquilo que pode ser visto na carteira de trabalho versão física, mas com a facilidade na palma da sua mão.
Como solicitar a CTPS?
O primeiro passo é instalar o app da CTPS na loja do seu dispositivo (Android | Apple). Para quem não possui smartphone, a carteira também pode ser solicitada pelo site https://servicos.mte.gov.br/.
Assim que aberto, o app da CTPS solicitará seu login e a senha do www.gov.br. Caso não possua, há a opção de cadastrar na hora.
É importante que o trabalhador tenha em mãos: Identidade, CPF e seus dados pessoais.
Como usar o aplicativo?
Após acessar o aplicativo (app) da CTPS, siga os passos abaixo.
- Assim que realizado o seu login, o app mostrará a tela inicial;
- Serão exibidas 3 opções na tela principal do aplicativo:
- Contratos – O trabalhador terá acesso ao seu contrato com a empresa atual e aos anteriores.
- Enviar – O usuário poderá selecionar as opções que gostaria de ver na sua carteira de trabalho digital e poderá baixá-la no formato PDF.
- Benefícios – A última aba do app é utilizada para visualização dos benefícios do trabalhador.
A carteira de trabalho física continua válida?
Para esta pergunta, a resposta é sim. Por isso, é importante que o trabalhador guarde a versão física do documento até mesmo para visualização de assinaturas de trabalhos anteriores.
O documento é válido como identificação?
A versão digital da CTPS não pode ser utilizada como documento de identificação, diferentemente da versão física. O trabalhador também pode conferir mais informações no site oficial do governo.
Confira também: Carteira de Trabalho Digital passa dos 558 milhões de acessos.
Muito interessantes as informações! Parabéns a escritora.
Amei muitoo! 👏🏼👏🏼