Para quem não sabe, a carteira de trabalho digital passou a ser equivalente ao documento físico. Assim, de acordo com a Portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal em 2019, o trabalhador pode ser identificado no sistema apenas pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).
É o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Ele será emitido prioritariamente no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
Carteira de trabalho digital
A versão eletrônica reúne contratos de trabalho antigos e novos, bem como as suas respectivas anotações, além de trazer todo o histórico profissional atualizado.
Acessível pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o documento também pode ser baixado por meio do aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
Como ter acesso?
Para obter a versão digital, o empregado precisará do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de login autenticado no Portal Único de Serviços do Governo Federal, o Gov.br.
A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia recomenda ao empregado que guarde a carteira física para manter em sua posse informações sobre empregos antigos.
Acompanhe o passo a passo para emitir a carteira de trabalho digital no celular com o aplicativo CPTS Digital.
- Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure pelo nome ‘CPTS Digital’. Providencie a instalação do aplicativo;
- Abra o aplicativo instalado e toque no botão “Entrar”. Em seguida, escolha “Crie sua conta”;
- Escolha uma das opções para criar o seu registro no sistema Gov.br. Por exemplo, a opção “Número do CPF”;
- Na página seguinte, informe o seu número do CPF e o seu nome completo. Marque a opção de estar de acordo com os termos de uso e também a opção “Não sou um robô”. Clique em “Avançar”;
- Informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar a sua conta, como por exemplo, a opção “Celular”. Digite o seu número e selecione “Avançar”;
- Aguarde até receber um SMS com o código para acesso.
- Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”. Digite uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Pressione “Concluir”;
- Agora, informe o seu CPF e escolha “Avançar”. Na página seguinte, digite a sua senha e pressione “Entrar”;
- Autorize o aplicativo a usar seus dados pessoais. Pronto!
Empregador
Com esse formato, as empresas deverão fazer todas as admissões, demissões e anotações por meio do e-Social, reduzindo a burocracia e agilizando o processo.
Diferentemente da carteira física, a carteira de trabalho eletrônica não exige a numeração específica de oito dígitos, divididos entre número de identificação e de série.
Todas as informações podem ser inseridas digitando apenas o CPF do empregado, e em até 48 horas depois da inclusão no e-Social, as informações deverão aparecer na CTPS digital.
Com informações da Agência Brasil
Leia ainda: Prova de vida INSS: Prazo para procedimento é prorrogado; veja até quando