A Carteira da pessoa idosa é um documento que facilita o dia a dia. Além de servir como identificação, ela é uma maneira muito prática para acessar os direitos adquiridos com a idade.
Afinal, é um documento que você adquire facilmente, sem muita burocracia, podendo até mesmo requerer fazendo uso da internet.
Esse texto explica tudo que você precisa saber sobre esse documento que promete ser prático, fácil e seguro. Não perca nenhuma informação. Leia o texto até o final!
O que é, e como funciona a carteira da pessoa idosa?
Esse documento prático que tem como objetivo tornar mais fácil o cotidiano do idoso, é também uma forma de comprovar a renda. Assim, o indivíduo pode usá-lo naquele momento que precisa requerer um dos direitos a que faz jus devido a sua idade.
A exemplo do acesso aos ônibus que fazem o transporte entre estados, e que dão direito a esse grupo viajar gratuitamente. Contudo é preciso lembrar que esse direito não garante acesso irrestrito ao transporte interestadual, há uma regulamentação para o uso (duas vagas por veículo).
Também existe a opção de desconto de metade do valor, no mínimo, das passagens para pessoas que comprovem ter idade elegível ao benefício. Contudo, o direito a esses benefícios também exige o critério de renda que não deve ultrapassar dois salários mínimos, individualmente.
Nesse sentido, a Carteira da Pessoa Idosa tem essas informações necessárias tanto de identificação da pessoa, quanto da renda. Ela utiliza um código no formato QR Code ou alfanumérico, que possibilita a verificação da veracidade da carteira.
É obrigatório o uso da carteira da pessoa idosa?
Primeiramente, a resposta para essa pergunta é não. Portanto todo cidadão idoso que tem a possibilidade de comprovação de renda utilizando outros documentos não precisa obrigatoriamente fazer uso da Carteira da Pessoa Idosa.
Assim, para acessar, os benefícios que mencionamos anteriormente como: passagens gratuitas, descontos em passagens ou outro benefício qualquer basta os comprovantes de renda e idade.no valor da passagem. Desse modo, o cidadão idoso precisa apresentar o documento que comprove sua renda (holerite ou outro) que deve ser igual ou inferior a 2 salários mínimos. Também precisa apresentar a carteira de identidade ou outro documento válido para identificação.
Todavia, possuir a Carteira da Pessoa Idosa facilita todo esse processo, uma vez que ela reúne todos os dados em um único documento.
Como adquirir essa carteira
Conforme já explicamos anteriormente, a Carteira da Pessoa Idosa é um documento que reúne informações importantes e facilita o cotidiano do cidadão idoso. Dessa forma, o sistema gera esse documento a todo cidadão que pertence ao grupo prioritário, cujo critério é a idade e que se encontram inscritos no cadastro único para programas sociais do governo. Assim, é possível solicitar a carteira mesmo tendo outros meios de comprovar a renda.
Então, todos os municípios e também o Distrito Federal tem autorização para a emissão do documento para cidadãos idosos que se enquadrem nos requisitos. Em outras palavras, todos aqueles que têm a renda e a idade conforme pedem as regras. Sendo assim, independentemente de ter outro meio para comprovar a renda, todo cidadão idoso pode solicitar por meio da internet no endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/, ou em uma unidade do CRAS.
Você concorda que a Carteira da Pessoa Idosa pode trazer mais praticidade ao cotidiano desse grupo?