A idade certa para requerer Carteira da pessoa idosa, e também os locais para emissão da mesma, tornou-se assunto recorrente entre os cidadãos com mais idade.
Essa carteira, apesar de não ser a única forma de comprovação de renda, é prática e facilita a vida do idoso. Assim mesmo aqueles cidadãos, que têm outras formas de comprovar, ainda procuram pelo documento pela praticidade.
Portanto, devido a facilidade de acesso a alguns direitos, o sistema emite a carteira também para idosos que têm outras formas de comprovar a renda. Desse modo, todos municípios e também o Distrito Federal podem fornecer a carteira aos demais idosos que se encaixam no critério.
Esse texto traz todas as informações que você precisa para solicitar sua carteira da pessoa idosa. Boa leitura!
O que é a carteira da pessoa idosa?
A Carteira da Pessoa Idosa, é um documento que facilita ao cidadão comprovar renda para ter acesso a direitos, previsto em lei a esse grupo. A exemplo do direito a passagens gratuitas em viagens interestadual (duas vagas por ônibus) ou 50% de desconto no valor do transporte para cidadãos idosos com renda que não ultrapasse dois salários mínimos. Portanto, a Carteira da Pessoa Idosa traz os dados pessoais do cidadão e um código (QR Code ou código alfanumérico) para que o solicitante possa verificar a veracidade do documento.
Contudo, não é obrigatório a apresentação da Carteira da Pessoa Idosa. Assim, para garantir esses direitos, basta que o idoso tenha outros meios de comprovar a renda. E para isso basta apresentar um comprovante e a carteira de identidade ou outro documento válido, para garantir o benefício.
Qual a idade para requerer a Carteira da pessoa idosa
Primeiramente, a carteira da pessoa idosa, tem por finalidade tornar mais fácil e prático o cotidiano da pessoa com idade mais avançada. Assim, esses indivíduos, que já contam com a proteção da lei em relação a alguns direitos, necessitam em vários momentos comprovar dados ou renda. Nessas situações, portanto, a carteira da pessoa idosa é um documento que facilita esse processo de comprovação.
Portanto, a carteira se destina a Idosos (acima de 60 anos) que tenham inscrição no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que tenham rendimentos individuais de no máximo dois salários mínimos.
Vale informar que, se acaso o idoso não tenha inscrição no Cadastro Único, necessitará contactar uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua casa para proceder a inscrição. Para se inscrever o idoso deverá informar alguns dados ao servidor do CRAS, como: nome completo, número do NIS, número do CPF.
Onde solicitar a carteira
É possível solicitar esse documento, tanto pelo site como pessoalmente em qualquer unidade do CRAS, mais próximo da residência do idoso. Entretanto, ao solicitar pelo site, a emissão da carteira é instantânea. Em contrapartida a solicitação no Centro de Referência e Assistência Social, terá que esperar até 45 dias, após a inscrição no Cadastro Único.
Agora que você já conhece as funcionalidades da Carteira da pessoa idosa e sabe como solicitar? Corra garantir a sua!