O Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS, é um documento fundamental para todos os brasileiros. Mas, é especialmente importante para aqueles que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). É ele que garante acesso a uma série de serviços públicos voltados para a saúde e o bem-estar das pessoas.
Além disso, o Cartão SUS garante que o cidadão terá acesso a uma série de programas sociais do governo. E, ele, também, possibilita criar um histórico médico de cada usuário. O que pode ser bastante útil para rastrear algumas doenças. Dessa forma, é muito importante que você tenha o seu.
Portanto, saiba mais sobre o Cartão SUS no artigo abaixo!
O que é o Cartão SUS?
O Cartão SUS, que possui o nome oficial de Cartão Nacional de Saúde (CNS), é o documento de identificação dos usuários dentro do SUS. Dessa forma, com o número do CNS é possível ter acesso a diversos dados da pessoa. Entre eles estão o CPF, RG, Certidões, nome completo, nome dos pais, data de nascimento, etc.
O objetivo desse cartão é unificar o sistema de saúde pública do Brasil, além de criar um banco de dados para mapeamentos epidemiológicos. Assim, foi possível padronizar os atendimentos e tornar os processos mais humanizados. Além disso, os dados epidemiológicos permitem a criação de programas sociais personalizados para cada região. O que melhora a ação do Estado e, consequentemente, a vida da população.
Por isso, é muito importante que todo cidadão tenha seu CNS. Sem ele, não é possível marcar atendimentos não emergenciais ou realizar exames pelo SUS, por exemplo.
Como conseguir o cartão?
Se é o primeiro cadastro para obter o Cartão SUS, ele terá que ser feito de forma presencial. Para isso, basta levar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em uma UBS ou qualquer outra unidade do SUS. Lá, os funcionários irão emitir um protocolo, para verificação das informações e, após isso, o cartão será emitido.
Entretanto, se o usuário já é cadastrado, mas perdeu o cartão físico ou prefere usar o online, basta acessar o site “Conecte SUS”. Nele, é preciso entrar com o seu login do Gov.br e ir em “Meus Cartões”. Após isso, selecionar a opção “Cartão SUS”. Pronto. O número estará disponível para ser usado como primeira ou segunda via.
Esse procedimento, também, pode ser realizado pelo aplicativo “Conecte SUS”. O cadastro é feito da mesma forma do site e o cartão estará na aba de cartões. Quem ainda não possui o cadastro Gov.br, precisará criar um login antes de realizar esses processos.
A quais serviços ele me dá acesso?
Por fim, agora que você já sabe o que é o Cartão SUS e como fazer para ter um, está na hora de saber quais são os benefícios dele:
- Agendamento de consultas eletivas no SUS.
- Agilidade no atendimento.
- Saber qual profissional realizou a consulta/procedimento.
- Agendar e realizar exames.
- Saber quais medicamentos estão disponibilizados por meio do programa Farmácia Popular.
- Maior facilidade para a atualização de dados.