No mês de fevereiro, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, divulgou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), lançaria um novo cartão INSS. Você terá acesso a esta ferramenta a partir do mês de março, que lhe proporcionará recursos e benefícios adicionais na hora de reaver seu benefício previdenciário.
Qual é o anúncio sobre as mudanças geradas pelo novo cartão do INSS?
O ministro afirmou que o novo cartão do INSS trará inúmeros benefícios aos segurados da autarquia. O instrumento estará disponível gradativamente aos milhões de segurados inscritos na Previdência Social a partir deste mês de março.
É um cartão que terá um QR Code e será disponibilizado para todos os 37,5 milhões de aposentados brasileiros. O contemplado terá acesso aos trens do metrô do Rio, de São Paulo e do Ceará.
Escolha caminhar ou pegar o ônibus. Lupi explicou que esse cartão teria validade em todo o país e não exigiria autorização individual em cada local. Atualmente, quase 37,5 milhões de segurados estão cobertos pelo sistema de seguridade social do Brasil. No entanto, neste momento a expectativa é que apenas 14 milhões de segurados do INSS tenham acesso ao novo cartão.
Isso porque inicialmente os recursos serão restritos a cidadãos brasileiros que tenham conta no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Mas Luppi, já manifestou a intenção de aumentar o benefício para todos os segurados do INSS no futuro.
Segundo o ministro, em pouco tempo outras instituições financeiras serão convidadas a formar uma sociedade para ofertar o novo cartão do INSS aos correntistas que ganham a aposentadoria da entidade.
Benefícios do Novo Cartão do INSS
O novo cartão do INSS estará disponível para todos os segurados que tenham direito ao benefício. Mas, de maneira geral, a parceria estará disponível apenas para quem já é correntista no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.
No entanto, o ministro afirma que em pouco tempo a inovação estará disponível para correntistas segurados de outras instituições financeiras privadas.
Sendo assim, o ministro buscará parcerias para garantir que os segurados do INSS tenham acesso a descontos em teatros, shows, companhias aéreas, hotéis e farmácias, além das vantagens já garantidas a eles, como transporte público gratuito.
Como ter o seu cartão INSS?
A intenção do ministro, é disponibilizar o recurso para todos os segurados do INSS. Ou seja, basta que um cidadão para obter o novo cartão seja um dos 37,5 milhões que estão sendo considerados pela instituição.
Portanto, o recurso está disponível para quem recebe pensão, benefício por morte, BPC (Benefício de Prestação Continuada), auxílio-doença, auxílio- acidente, salário família ou qualquer outro comprovadamente intermediado pelo INSS.
Entretanto, nas fases iniciais de emissão do cartão, a aprovação terá limite a segurados correntistas do Banco Central do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No total, 14 milhões de pessoas consideradas pela instituição são correntistas de bancos públicos. No entanto, tudo indica que a ferramenta ficará operacional em instituições privadas em um futuro não muito distante.