A carteira virtual de aposentados, pensionistas e beneficiários de algum auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi acessada por nada menos do que 14.928.625 pessoas desde o seu lançamento em maio passado.
Desse total, 896.357 baixaram a carteira e outros 414.151 pessoas geraram o arquivo em PDF até o dia 5 de novembro.
Veja como será o funcionamento dos bancos neste feriado de 15 de novembro
Clube de vantagens do INSS
Mas afinal, o que isso representa? Que pelo menos 1.310.508 tiveram acesso ao ‘Meu INSS+’, que dá desconto em descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros.
Em resumo, ao verificar que tem desconto em determinada rede de farmácias, por exemplo, a pessoa pode ir até o estabelecimento e mostrar a carteira do beneficiário para ter acesso ao desconto.
Como acessar o serviço?
É simples! Para obter o serviço em questão, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone “carteira do beneficiário”.
Importante: o cartão ‘Meu INSS+’ e a carteira do beneficiário dão acesso a dados sem a necessidade de impressão do comprovante.
Então, após o primeiro acesso, o segurado ao acessar o aplicativo já terá o comprovante disponível ao clicar no item ‘carteira do beneficiário’ na página inicial do aplicativo.
Leia ainda: Ministro comemora retomada do Programa Cisternas e investimento IMPRESSIONA
Como funcionava?
O segurado gerava um documento em formato PDF pelo aplicativo ou site do INSS, imprimia e utilizava como comprovante. No entanto, a carteira do beneficiário substituiu a necessidade de ter esse papel em mãos.
Além disso, também é possível ligar no número 135 (central de atendimento do INSS) para solicitar a impressão do documento. Neste caso, cabe ao segurado retirar o comprovante em uma das agências da previdência.
Confira também: Auxílio Brasil: Quem pode receber a indenização de R$ 15 mil por vazamento de dados? Confira se seu nome está na lista
Como emitir a carteira do beneficiário?
Siga essas etapas:
- Acesse o aplicativo ‘Meu INSS’ (disponível para iOS e Android);
- Clique no item “carteira do beneficiário”;
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”, e em seguida, clique em “continuar”;
- Nos próximos acessos, a carteirinha vai estar disponível, basta clicar em “carteira do beneficiário”.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Veja ainda: Calendário INSS está DISPONÍVEL! Consulte os pagamentos de novembro