Quem acompanha o Brasil 123 sabe que o novo cartão do Auxílio Brasil tem sido alvo de muitas polêmicas.
Isso porque alguns parlamentares queriam barrar a confecção de novos cartões para o programa social, alegando que o gasto seria desnecessário, uma vez que os cartões do extinto Bolsa Família permanecem válidos e podem ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil.
No entanto, também como o Brasil 123 já tinha adiantado em matéria anterior para os nossos leitores, o novo cartão tem um recurso com diferencial: a função de débito.
Cartão do Auxílio Brasil
Em um dos eventos batizados de Jornada Auxílio Brasil, a novidade foi anunciada.
A saber, o último encontro foi em Montes Claros (MG). O evento, em parceria com a Associação dos Municípios da área Mineira da Sudene (AMAMS), contou com 250 participantes de 80 municípios mineiros que trabalham na área da assistência social.
Durante o encontro, o secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, falou sobre a novidade e destacou que as famílias atendidas pelo Auxílio Brasil estão sendo bancarizadas por meio da aquisição dos novos cartões do programa.
“É mais uma ação inovadora. A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles cartões apenas de tarja magnética, que ele só podia fazer um saque único nas agências da Caixa Econômica Federal, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas para fazer uso do benefício. Ele pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local”, explicou.
Nesta quarta-feira (22), a novidade ganhou destaque também nas redes sociais do Ministério da Cidadania.
Leia ainda: Vale Gás: Saiba quanto tempo o cidadão tem para retirar o benefício
Como estão as entregas?
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, em breve teremos novidades a respeito da entrega do cartão do Auxílio Brasil. Isso porque, segundo ele, o Governo Federal deve providenciar os cartões ainda dentro deste mês.
Entretanto, vale destacar que não serão todos os beneficiários que irão receber o dispositivo.
Como se sabe, o público total do programa social chega a 18 milhões de pessoas e por conta do tempo, deverão ser produzidos até 7 milhões de cartões.
Desse modo, especula-se que apenas os novos beneficiários, ou seja, aqueles que ainda não estavam enquadrados no Bolsa Família, passem a receber o dispositivo.
Para os demais, segue a regra do uso dos cartões dos quais ainda estão de posse, do antigo Bolsa Família.
Leia também: Caixa Tem: Aprovado aumento para empréstimo; valores podem chegar a R$ 4.500