O novo cartão do Auxílio Brasil, dispositivo para substituir os antigos cartões do Bolsa Família (que seguem válidos), começou a ser enviado aos beneficiários de todo o país no final do mês de junho, conforme aponta o Ministério da Cidadania.
A saber, foram emitidos, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip no mês passado.
No entanto, mais de 6 milhões de famílias que não faziam parte do Bolsa Família e ingressaram no Auxílio Brasil a partir de novembro de 2021, ainda deverão receber o novo cartão.
Cartão do Auxílio Brasil
Vale destacar que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou realizar o saque de parte ou de todo o valor que recebe pelo programa na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.
A novidade da função de débito já tinha sido anunciada em primeira mão pelo Brasil 123 aos nossos leitores, diante de uma declaração do secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão.
Na ocasião, ele mencionou a bancarização das famílias por meio do novo cartão do Auxílio Brasil:
“É mais uma ação inovadora. A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles cartões apenas de tarja magnética, que ele só podia fazer um saque único nas agências da Caixa Econômica Federal, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas para fazer uso do benefício. Ele pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local”, explicou.
Quem recebe primeiro?
Vale mencionar que para determinar quais seriam os primeiros beneficiários a receberem os cartões, foram priorizados os municípios que não apresentam ou que tenham poucos canais de pagamento da Caixa.
A saber, de acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo do cartão bancário é modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.
Além disso, segundo a pasta, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo, portanto, os riscos de clonagem.
Já posso pedir o meu cartão?
É importante saber que o novo dispositivo não pode ser solicitado. Isso porque a distribuição será gratuita e automática, por parte do Ministério da Cidadania, que determina o envio.
E vale reforçar que o dispositivo será entregue apenas para os novos beneficiários do programa social, isto é, para aqueles que não foram migrados automaticamente do Bolsa Família.
Se você não for incluído entre os beneficiários que irão receber o novo cartão do Auxílio Brasil, saiba que pode continuar usando o cartão do Bolsa Família.
O que o cartão do Auxílio Brasil oferece?
A saber, o beneficiário que recebe o Auxílio Brasil em conta poupança social digital e tenha em posse o cartão bancário do Auxílio Brasil, ganha acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:
- Até 2 saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
- Até 2 saques por mês em bancos 24h;
- Até 3 transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
Como é o modelo do novo cartão?
As informações contidas no cartão do Auxílio Brasil são as seguintes:
Na parte da frente
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar;
- Nome do Responsável Familiar;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Na parte de trás
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas;
- Bandeira da Elo ou Visa.
Veja ainda: Caixa Tem: Fez a ATUALIZAÇÃO DO APP e não sabe se deu certo? Veja as orientações