Um dos maiores problemas das famílias de menor renda do Brasil é que, muitas vezes, as finanças saem do controle. Com isso, o maior dos vilões tende a ser o cartão de crédito, que possui uma alta taxa de juros para quem deseja parcelar a fatura. Contudo, essa medida é bastante buscada por quem não consegue fechar as contas no final do mês, o que pode não ser a melhor das decisões.
Por isso, hoje vamos falar sobre o parcelamento da fatura do cartão de crédito, se ele vale a pena e o que fazer se você precisar disso. Além disso, vamos montar estratégias para você sempre fechar as suas contas e, com isso, não precisar dividir a sua fatura.
Como nunca parcelar a sua fatura?
Para ter uma fatura sempre quitada no início do mês, é importante que você tenha hábitos de organização financeira. Isso porque é fundamental manter as contas em dia para não precisar ficar pagando juros para bancos e outras instituições financeiras. E mesmo que pareça complicado fazer isso, saiba que os gastos do cartão de crédito, além de todos os outros, devem ser anotados.
Com isso, sempre que você achar que está com as finanças ruins, anote tudo em um caderno. Ao fazer isso, você tornará essa medida um hábito e, por isso, terá cada vez mais controle sobre o seu dinheiro. Além disso, ao organizar as suas finanças, você saberá exatamente todos os gastos que pode cortar, além de poder definir um valor para guardar mensalmente. Especialistas também sugerem a estratégia de você criar uma dívida com você mesmo e guardar o valor mensalmente. Você pode fazer isso com qualquer valor.
Outra forma interessante de manter as contas em dia é ter um olhar mais atento sobre as dívidas de maior valor. No caso do seu aluguel, por exemplo, será que você conseguiria se mudar para um lugar mais barato, mas com a mesma qualidade de vida? Se o cartão de crédito for a sua maior despesa, quais gastos você pode cortar nele? Faça esse exercício.
E quando preciso dividir a fatura do cartão de crédito?
Contudo, se você ainda não tem controle sobre as suas finanças e precisa parcelar o cartão de crédito, saiba que na maioria das vezes essa não é a melhor das opções. Isso porque essa modalidade possui juros bastante altos, o que tornará a sua dívida mais cara ao longo do tempo. Por isso, você precisa analisar alguns dados antes de tomar qualquer decisão.
Dessa forma, antes de parcelar o cartão de crédito, veja se outras contas suas, se parceladas, não têm juros menores. Se a resposta for positiva, ligue para a instituição e veja formas de parcelas com as melhores condições. Mas é importante fazer isso antes do vencimento da conta, para ter ainda mais vantagens. De forma geral, a indicação de especialistas é analisar as contas com menor juros e negociar condições. Com isso, dificilmente o cartão de crédito ganhará na sua pesquisa, sendo da Caixa, do Banco Inter ou de qualquer outro banco.
Além disso, para os meses subsequentes, procure não gastar com o cartão de crédito para diminuir o dinheiro que vai apenas para esse gasto.