A transformação dos meios de pagamento no Brasil faz com que coisas “inusitadas” aconteçam diariamente. Isso porque a digitalização dos bancos e a chegada do Pix mudaram a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. O resultado é que agora o cartão de crédito também está sendo usado como forma de pagamento de outras contas.
Por isso, hoje vamos entender onde você pode usar o seu cartão de crédito, além de mostrar os prós e os contras de aderir a essa novidade. Vale lembrar ainda há um processo gradual da adesão das instituições pela forma de pagamentos.
Cartão de crédito vem sendo usado em outras contas
A famosa pilha de boletos está gradativamente sendo trocada por transações pelo aplicativo do banco. Isso porque diversos setores da economia estão aderindo a essa maneira de pagamentos, substituindo as contas impressas e até mesmo as digitais.
Isso porque a emissão de boletos gera custos para as empresas, enquanto outras formas de pagamentos podem ter um impacto menor no orçamento das empresas. Por conta disso, o cartão de crédito vem sendo usado como forma de pagamento de planos de celular, mensalidades escolares, aluguel e até mesmo planos de saúde.
Com a novidade, clientes podem concentrar todos os gastos em apenas uma fatura, o que gera diversas outras vantagens. Para as empresas, a maior facilidade de fazer a cobrança pode diminuir a inadimplência e evitar o esquecimento de pagamento por parte dos clientes.
Pelo fato de ser um gasto recorrente, o uso do pagamento no cartão de crédito não consome todo o limite. Isso porque ele é diferente de um parcelamento, na medida em que é feita uma cobrança a cada mês, em vez de uma cobrança dividida em 12 pagamentos, por exemplo.
Como isso afeta o seu bolso?
A novidade nos diferentes setores afetam diretamente o bolso dos brasileiros. Isso porque muda-se a relação de cada pessoa com o dinheiro, além de poder gerar mais receio na hora do uso do cartão de crédito. Por isso, antes de aderir à modalidade, é preciso ver os prós e os contras do uso dessa forma de pagamentos.
- Prós: com o cartão de crédito concentrando os principais gastos, é possível facilitar o controle e o pagamento das contas. Além diso, a medida ajuda clientes que querem aumentar o limite do cartão de crédito ou usar o produto para juntar milhas aéreas.
- Contras: com os gastos recorrentes do mês, a fatura do cartão de crédito, já com os gastos recorrentes, pode ser maior que o salário mensal. Com isso, o atraso na fatura gerará juros maiores.
Por conta disso, especialistas dizem que aderir à modalidade exige organização financeira e controle da fatura do cartão de crédito. Apesar disso, a medida é vista com bons olhos.