Muitas pessoas conhecem o cartão de crédito como uma forma de endividamento fácil e, de fato, os dados atuais mostram isso. Isso porque dados do Serasa revelam que 1 em cada 3 endividados estão devendo para os bancos por conta desse cartão. Por isso, quanto mais você tiver, maiores são as chances de você ficar devendo.
Dessa forma, é preciso entender como funciona o cartão de crédito e quantos você precisa ter na sua carteira. Vale lembrar a quantidade depende da sua vida financeira, mas vamos dar um número de referência para você saber se a sua vida financeira está saudável.
Como funciona o cartão de crédito?
Muitas pessoas não percebem, mas a verdade é que o cartão de crédito é uma forma de empréstimo. Isso porque você usa um dinheiro que, em tese, não tem e paga futuramente. A diferença para um empréstimo pessoal é que você pode não pagar juros, desde que pague a fatura. Contudo, o lado ruim é que se você atrasa o pagamento, os juros são enormes.
Por conta disso, a recomendação de especialistas é que você nunca abuse do seu cartão de crédito. Isso porque o limite pode crescer indefinidamente, mas a sua renda não cresce no mesmo ritmo. Por conta de gastos acima dos ganhos, muitas pessoas ficam devendo para o cartão, o que pode dar juros de até 300% em um ano.
Dessa forma, também é importante entender os motivos para usar o cartão de crédito. Se você quer apenas ter uma forma de pagamentos diferente, o cartão pode não ser o ideal. Isso porque se a sua ideia é não andar com dinheiro, você pode usar apenas a função débito. Por outro lado, se a sua ideia é usar as vantagens do produto, aí você pode escolher até 3 cartões de crédito.
Por que seguir o número 3?
O número de 3 cartões de crédito é o ideal para uma família viver sem risco de endividamento. Isso porque existem diferentes estratégias para quem usa o cartão de crédito como um parceiro financeiro e esse número pode dar a maior vantagem possível. Mais que isso, pode ser que as vantagens se repitam, o que não justifica a existência de mais um cartão na sua carteira.
Além disso, o número é bem menor do que algumas pessoas têm. Atualmente, muitas pessoas possuem 7 ou 8 cartões, o que é uma loucura financeira. Além de ter limites muito superiores ao seu salário, na hora de pagar as suas contas é fácil esquecer de alguma fatura e, com isso, ficar endividado.
Por isso, escolha três tipos diferentes de cartão de crédito. Se você quer usar a estratégia do cashback, opte por cartões sem anuidade, mesmo que o percentual de dinheiro de volta seja baixo. Contudo, se você opta pelas milhas aéreas, você pode pegar um cartão que pontue bastante, outro que dá acesso a salas VIP e um terceiro que dê seguro viagem gratuito. Com isso, você economiza muito na sua viagem, por exemplo.
A dica universal é olhar o benefício do cartão de crédito e escolher 3 que se complementam e que não estourem seu orçamento.