A Receita Federal iniciou, na semana passada, um projeto piloto para que brasileiros possam efetuar o pagamento de dívidas com o cartão de crédito. A iniciativa, contudo, não permitirá o pagamento de qualquer imposto, mas apenas de um tipo específico. Dessa forma, será possível pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
Além disso, é preciso saber que existe um limite do valor da dívida que pode ser paga nessa modalidade. Assim, hoje vamos entender como pagar os impostos com o cartão de crédito.
Impostos com cartão de crédito
A Receita Federal lançou um projeto que permitirá que os brasileiros façam o pagamento de alguns impostos diretamente com o cartão de crédito. Com isso, os clientes evitam filas em lotéricas e também acabam com outro problema, já que muitos bancos digitais não possuem as funções de pagamento de dívidas sem código de barras.
Contudo, a medida só vale para pagamentos de alguns impostos, como os que fazem parte do Programa Regularize e do Simples Nacional. Além disso, o valor máximo do imposto a ser pago é de R$15 mil. Para pagamentos de valores superiores, ainda será preciso efetuar o passo a passo tradicional. Por fim, a Receita Federal só aceita pagamentos de três bandeiras: Visa, Mastercard e Elo, independente da instituição a que o cartão pertença.
A parceria de pagar com o cartão de crédito aconteceu entre a Receita Federal e o Banco do Brasil. A modalidade fica disponível todos os dias, 24 horas. Contudo, para os pagamentos efetuados após as 20h ou em dia não útil, a quitação do débito é acontece no próximo dia útil. Vale lembrar que, apesar da novidade, o pagamento efetuado com o cartão de crédito também poderá ser visto no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Imposto de Renda ficou de fora
Apesar da excelente novidade, o pagamento com o cartão de crédito não levará em consideração o pagamento do Imposto de Renda. Com isso, apesar de o prazo definido, o pagamento desse imposto ainda precisará seguir os meios tradicionais.
Contudo, as duas modalidades já permitem que algumas pessoas façam um excelente uso do cartão de crédito. Isso porque os cartões que têm milhas aéreas permitirão o acúmulo. Por outro lado, será possível ter desconto nos impostos se o seu cartão tiver um cashback relevante. Dessa forma, será possível usar essa modalidade para turbinar os seus ganhos e aprimorar ainda mais a sua vida financeira.
Por outro lado, o site do Governo Federal informa que haverá expansão de possibilidades. Com isso, é esperado que qualquer imposto seja pago com o cartão de crédito. “Ao longo do ano a Receita Federal implementará gradualmente esta modalidade de pagamento para as demais situações“, afirma o site do governo.