O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, surpreendeu os brasileiros ao falar sobre a possibilidade de acabar com os cartões de crédito no Brasil, graças ao Pix.
Desde que foi lançado em 2020, o Pix vem sendo usado cada vez mais pelos brasileiros e a maioria das pessoas está gostando do sistema. O Pix é uma forma de pagamento instantâneo que permite transferir dinheiro entre contas em poucos segundos, a qualquer hora do dia. Ele é rápido, conveniente e também muito seguro.
Todos esses pontos positivos fizeram com que os brasileiros gostassem muito do Pix. E é sob essa perspectiva que o presidente do Banco Central fez alguns comentários há cerca de duas semanas sobre a possibilidade de não termos mais cartões de crédito.
Veja os detalhes a seguir!
Pix pode mesmo acabar com o cartão de crédito?
Segundo o Banco Central, até 31 de julho, o Pix já tinha sido usado mais de 3,5 milhões de vezes. Isso gerou cerca de 1,4 trilhão de reais em transações, mostrando que muita gente no Brasil está usando esse sistema.
Na última segunda-feira (28), durante um evento do Fundo Comunitário Keren Hayesod, o presidente do BC, Campos Neto, disse que o Pix vai acabar substituindo os cartões de crédito no Brasil. Ele está confiante nisso porque o Banco Central está planejando adicionar mais funções ao método de pagamentos.
Assim, os jornais estão chamando essa nova função de “Pix crédito”, mas ainda não se sabe quando isso vai ser lançado. Basicamente, essa nova função permitiria que o Pix fosse usado como se fosse um cartão de crédito, o que poderia diminuir os custos e as taxas de juros.
Há cerca de duas semanas, durante um evento em Curitiba, o presidente do Banco Central já tinha falado sobre a possibilidade de eliminar os cartões de crédito.
Veja também: CAIXA TEM: Em busca de um cartão de crédito? Veja como solicitar o seu SEM ANUIDADE
Sobre o Pix Automático
O Banco Central está desenvolvendo novas formas do Pix para ampliar os serviços disponíveis para as pessoas. Conforme o jornal Estadão, eles estão trabalhando em duas variações do sistema: o Pix Automático e o BolePix.
Em resumo, o Pix Automático funcionará como uma versão melhorada do débito automático. Com esse serviço, os usuários poderão pagar despesas que ocorrem regularmente, como contas de luz, água, telefone e parcelas de dívidas de longo prazo.
Portanto, o Pix Automático vai operar por acordos entre as empresas que prestam serviços e os bancos. O jornal também mencionou que poucos bancos oferecem essa opção atualmente. Portanto, essa nova forma de Pix deve ter um grande impacto na competição entre os bancos.
Segundo Renato Dias de Brito Gomes, diretor do BC, “As pessoas poderão configurar o Pix automático na recepção da academia usando o celular“. Ademais, espera-se que esse serviço esteja disponível no país até o final do ano.
Veja também: Atrasou a fatura do CARTÃO DE CRÉDITO? Saiba que você paga “3 JUROS” com isso
Sobre o BolePix
Já o BolePix terá uma função bem diferente. Conforme o Estadão, essa forma vai ser como um duplicador do boleto. Isso significa que o QR Code vai se parecer com um boleto, permitindo que a pessoa pague usando o Pix. Com isso, o pagamento vai ser feito instantaneamente, sem esperar vários dias para confirmar.
O diretor do BC, Renato Dias, explicou que essa ideia combina as características do boleto com a rapidez do Pix. Além disso, o serviço poderá ajustar o valor a pagar, se for necessário.
Ademais, uma coisa interessante é que o BolePix vai permitir pagar até em sábados e domingos, algo que os boletos tradicionais não conseguem, já que eles só contam os dias úteis.
Contudo, diferentemente do Pix Automático, que deve começar ainda este ano, o BolePix está previsto para começar só no próximo ano.
Veja também: Saiba tudo sobre o pix do FGTS